quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Liga da Europa 2009/2010, 5ª rodada




Beat Reusser
de Jesus







Roma sofre, mas vence Basel e se classifica

A situação do Grupo E parecia bem encaminhada para a classificação do Basel. Nesta quinta-feira, no entanto, uma reviravolta colocou a Roma com uma rodada de antecipação na segunda fase da competição. Dentro de casa, o time apresentou atuação pouco inspirada, mas mesmo assim conseguiu a virada sobre os suíços para vencer por 2 a 1.

O Basel abriu o placar logo aos 19 minutos na Cidade Eterna, com gol de Huggel. Francesco Totti, de pênalti, empatou aos 33 minutos. O gol da vitória foi marcado por Vucinic, aos 13 do segundo tempo. Desta forma, a Roma chega aos 10 pontos, na liderança, e não tem mais chances de cair para a terceira colocação na última rodada.

Isso porque o Basel, vice-líder, com 9 pontos, terá pela frente na última partida o Fulham. Os ingleses, por sua vez, também venceram nesta quinta-feira, adiando a definição. Dentro de casa, o time bateu o lanterna CSKA Sofia, da Bulgária, por 1 a 0 com gol de Gera, aos 15 minutos da etapa inicial. Desta forma, cola no rival suíço, chegando aos oito pontos.


Atual campeão, Shakhtar confirma primeira colocação com empate

Dessa vez o recém inaugurado Estádio Donbass Arena não fez a diferença. Jogando em casa, o Shakhtar Donetsk não saiu do zero com o Club Brugge, pela quinta rodada do Grupo J. O resultado, no entanto, garantiu a equipe ucraniana como primeira colocada da chave, com 13 pontos, enquanto os belgas foram a oito.

Os brasileiros Ilsinho, Fernandinho, Willian, Luiz Adriano e Jadson começaram como titulares. O último, inclusive, quase marcou em duas oportunidades, mas parou no goleiro Stijnen. O Toulouse, que venceu o Partizan Belgrado, por 1 a 0, segue na briga pela segunda vaga da chave.


Pelo Grupo L, o já classificado Werder Bremen goleou o Nacional da Ilha de Madeira, em casa, por 4 a 1, com gol do atacante brasileiro naturalizado boliviano Marcelo Moreno. A vitória dá a vantagem de até perder por um gol de diferença para o Athletic de Bilbao, na Espanha, para ficar com o primeiro lugar da chave.

Em casa, o PSV venceu o Sparta Praga por 1 a 0, nos acréscimos, com gol de Reis, e também garantiu lugar no mata-mata como primeiro da chave. Os tchecos brigam pela outra vaga no Grupo K.



Quarta-feira

Salzburg 2 x 1 Lazio
Levski Sofia 0 x 2 Villarreal
Sheriff 1 x 1 Steaua Bucareste
Twente 0 x 1 Fenerbahce
BATE Borisov 1 x 2 Benfica
AEK 0 x 1 Everton
Timisoara 1 x 2 Ajax
Anderlecht 0 x 1 Dínamo de Zagreb
Valencia 3 x 1 Lille
Slavia Praga 0 x 0 Genoa
Celtic 2 x 0 Hapoel Tel Aviv
Hamburgo 2 x 0 Rapid Viena

Quinta-feira

Shakhtar Donetsk 0 x 0 Club Brugge
Toulouse 1 x 0 Partizan Belgrado
PSV 1 x 0 Sparta Praga
Copenhague 2 x 0 Cluj
Áustria Viena 0 x 2 Athletic Bilbao
Werder Bremen 4 x 1 Nacional da Madeira
Ventspils 0 x 1 Hertha
Sporting 1 x 1 Heerenveen
Fulham 1 x 0 CSKA Sofia
Roma 2 x 1 Basel
Galatasaray 1 x 0 Panathinaikos
Dínamo Bucareste 2 x 1 Sturm Graz

Nenhum comentário: