sábado, 14 de fevereiro de 2009

Carlos Augusto entrevistando ex-jogador, técnico e hoje professor Marcos Garcia






Carlos Augusto entrevista Marcos Garcia








Toque-Esportivo = Professor o seu nome completo, idade, natural de?

Marcos Garcia = Meu nome é Marcos Ulisses dos Reis Garcia, a minha idade é de 48 anos e bem vividos e sou natural de Ilhéus, esta cidade linda por natureza.


T-E. = Você tem filhos diz o nome deles para nós?

M.G. = Eu sou bem Casado e tenho dois filhos, Sara Maria 18 anos e Marcos Gabriel de 13 anos. Graças a Deus que tenho minha família bonita.


T-E = Qual o seu esporte e como voce começou?

M.G. = O esporte, claro que é Futebol, do meu pai a meus irmãos todos jogamos bola, cada um com sua qualidade, comecei cedo, no futebol, jogava nas praia do malhado e entre 11 a 12 fomos morar na conquista próximo ao Viaduto Catalão, ali começou minha caminhada no futebol, conheci a garotada da Av.Belmonte e da escadaria, onde jogavam no time de Dona Vitorinha uma grande mulher do esporte de Ilhéus.


T-E = Quais os times de dona Vitorinha e você jogou neles?

M.G. = Os times dela eram na época os Brasinha e Flamenguinho, foi um período da minha juventude excelente. Sim joguei nos Brasinhas e Flamenguinho jogava de atacante, o fator amizade na época era muito importante era uma amizade sadia sem maldade.


T-E = Conta para nós o que aconteceu dos 17 aos 18 anos de sua vida?

M.G. = Quando cheguei aos 17 anos um dos grandes desportista de Ilhéus Professor Manuel Renato, na época o futebol amador de Ilhéus tinha também o Juvenil, prof. Manuel Renato me levou direto para o time amador do Flamengo(que era amarelo e preto) que era dirigido pelos grandes empresários de Ilhéus, Srs. Gildásio,Mario Reis, Zé Gois,Marão, Renato Leite e outros.
Era o mais novo jogando de ponta esquerda, aos 18 anos fui campeão da cidade de futebol de salão pelo social de Ilhéus e comecei também a jogar de lateral direito e esquerdo no time amador do Flamengo, fui também convocada pela 1ª vêz para Seleção de Ilhéus de Futebol, fui também vice campeão amador pelo Flamengo.


T-E = Por quais times você passou e chegou a ser campeão, também o momento mais triste de sua carreira que foi a contusão no joelho, como foi?

M.G. = Bem Carlos com 19 anos fui campeão de futebol amador pelo Flamengo e campeão pela Sel. de Ilhéus de futebol de salão nos jogos aberto do interior( onde fui campeão em 80/81 e vice em 83 ) em 80 para 81 fui campeão Intermunicipal pela Seleção de Ilhéus de futebol sem perder para ninguém. Em 1982 fui profissional pelo Itabuna Esporte Clube, onde passei pouco tempo(devido a rivalidade que era Ilhéus/Itabuna, no futebol) resolvi rescindir meu contrato com o Itabuna e fiz reversão de profissional para amador e joguei novamente na Sel. de Ilhéus de futebol no Intermunicipal e fomos vice campeões disputamos com a sel. de Serrinha. Joguei mais um ano e meio pela sel. de Ilhéus de futebol, onde tive um problema sério no joelho esquerdo.
Em 1986 precisei operar meu joelho, operei em Salvador, com o médico do Bahia, Dr. Luiz Ósorio( fiz 3 cirurgias, devido a erro médico ) tive pouco apoio, os colegas de bola, alguns diziam que ia ficar aleijado, tive apoio na época do Prefeito Jabes Ribeiro, Maria Jacy, benilson Veloso, Eduardo Abreu e poucos outros amigos, mais o maior apoio foi de Deus em primeiro lugar, minha esposa e minha família.
Fiquei 2 anos em recuperação, graças a Deus fiquei 70 % recuperado e voltei a jogar bola, joguei 3 anos pela seleção de Ilhéus de futebol, no campeonato Intermunicipal, depois disputei o campeonato baiano da 2ª divisão de profissionais pelo Ilhéus(que era presidida pelo Goteira o dono do Supemercado Delta)


T-E = Quando você parou e passou a ser técnico?

M.G. = Após essa competição parei de jogar e fui ser técnico de futebol, fui técnico da seleção de Ilhéus, no Intermunicipal por 5 vezes.Trabalhando na Prefeitura, montei escolinha de futebol em 9 distritos de Ilhéus, onde tirei alguns atletas para seleção de Ilhéus de futebol.Em 1993 formei a Escolinha de Futebol da AABB - que hoje é Escolinha de Futebol Marcos Garcia e Marcelino, onde temos hoje mais de 200 alunos, nas categorias Fraldinha ao Juvenil(onde temos atletas que passaram por nossa escolinha que estão jogando no Brasil e exterior.


T-E = Você já fez, esta fazendo ou pretende fazer algo no social na cidade de Ilheus-Ba.?

M.G. = Já fiz sim, em 2001 a 14 de junho de 2005-coordenei um projeto social .O programa Nota Dez, com mais de 250 alunos,nas modalidades de futebol,futsal,basquete e voley, na área esportiva do colégio CAIC e pretendo se houver oportunidade sim de fazer mais pelos jovens de nossa cidade.


T-E = Você foi jogador do Colo-Colo, mas foi técnico também?

M.G. = Sim Carlos além de jogador fui convidado em novembro de 2003 pelo presidente do Colo Colo e vice Marcos Maron para assumir a equipe de Junior, juntamente com meu irmão Marcelino ex atleta profissional Bahia, colo colo e outros( em 2004 fomos quarto colocados, em 2005 a 2006 auxiliado pelo ex atleta profissional Manuel Nazaré fomos 3º e 5º colocados, no campeonato baiano de fut. Junior ).


T-E = Neste ano de 2009 a sua escolinha de futebol sederam jogadores para quais clubes e passa para os leitores do Toque-Esportivo o site da escolina, pois já esta anexo como parceiro do blog?

M.G. = Olha Carlos em 2009 temos alunos nosso no Junior do Colo Colo e Vitoria da Conquista, e o Nosso site é : http://www.escolafutebol.com.br/.


T-E = Para encerra a nossa entrevista de uma mensagem para os nossos jovens e sua considerações finais?

M.G. = Bem Carlos falar para esta rapaziada jovem que o esporte é saúde e através do esporte eu sou o homen que sou hoje e dar parabéns pelo seu trabalho é muito importante essas matérias de busca lá do fundo do baú o que muitas vezes já está esquecido. Deus te abençoe a o meu registro é CREF-003519-P/BA.


Logo abaixo fotos quando Marcos Garcia Jogava.



Em pé = Úrubu, Arica, Marcos Garcia, Rany, Marcos Paiva e Zé Bispo
Agachado = Marcel, Dego, Bebeto, Jorge Amarelinho e Dilto




Em pé = Pelé(técnico) Henrique Lâmpião, Marcos Garcia, Úrubu, Nery, Bico de Pato e Ivo
Agachado = Jorge Amarelinho, Dicó, Paulinho Verdinho, Fuminho e Mario Sergio
Seleção de Ilhéus Campeã invicta do Intermunicipa do ano de 1980.





Em pé = Úrubu, Rany, Marcos Garcia, Marcos Paiva, Arica e Zé Bispo
Agachado = Pelé, Marcel, Paulinho Verdinho, Jorge Amarelinho, Bebeto, Dego e Almir.


2 comentários:

Unknown disse...

parabéns pela entrevista , e pelo blog também , que o mesmo continue fazendo esse sucesso !!

cezar pinto disse...

Poxa,sinceramente,estou muito emocionado ao ver grandes atletas que jogaram comigo,pena que nenhuma dessa fotos tem a minha pessoa,ou fora em epocas diferentes ou eu estava lesionado,mais joquei pela sel de ilhéus com muita orgulho e isto pra mim foi muito gratificante.Um forte abraço a todos! cezar pinto