sábado, 23 de maio de 2009

Button, em volta espetacular no fim, crava quarta pole do ano em Mônaco






Beat Reusser de Jesus










·Circuito: Monte Carlo
·Local: Mônaco
·Primeiro GP de F1: 21/5/1950
·Capacidade: 120 mil pessoas
·Distância de volta: 3,340 km
·Voltas: 78 (260,520 Km)
·Curvas: 19
·Velocidade máxima: 305 km/h




Mais uma vez, Jenson Button tirou o coelho da cartola no último instante possível. E, mais uma vez, o inglês conseguiu a pole-position. O líder do campeonato superou Kimi Raikkonen no treino classificatório para o GP de Mônaco nos segundos finais da sessão deste sábado (22) e larga na posição de honra pela quarta vez na temporada. O aniversariante Rubens Barrichello começa em terceiro, ao lado de Sebastian Vettel, e Felipe Massa ficou com o quinto posto. Nelsinho Piquet inicia a prova em Monte Carlo em 12º.

O treino oficial foi recheado de surpresas. Logo no Q1, cinco pilotos acostumados à parte de cima do grid foram eliminados e terão de largar na rabeira. E grande parte da culpa é de Lewis Hamilton: com 12 minutos de treino, enquanto tinha o sétimo tempo, o atual campeão perdeu o controle da sua McLaren na curva Mirabeau e acertou em cheio o guard-rail com a roda traseira esquerda. O resultado foi uma suspensão quebrada, bandeira vermelha e a paralisação da sessão por cerca de cinco minutos.

Quando a pista foi liberada, os pilotos seguiram na busca de um lugar ao Q2. E alguns não fizeram bem o seu trabalho: Timo Glock rodou na segunda perna da chicane da Piscina — mesmo lugar em que Massa tocara com o bico logo no começo do treino — e não conseguiu marcar uma volta competitiva. O alemão, por isso, ficou na lanterna da classificação e fecha o grid em último.

Mas a Toyota ainda teria mais a lamentar: Jarno Trulli também teve um péssimo desempenho e ficou apenas em 19º, com os dois carros nipônicos dividindo a última fila. Um alento para a BMW Sauber, que também fez uma apresentação lamentável. Nick Heidfeld marcou apenas o 17º tempo, enquanto Robert Kubica não passou do 18º. Os bávaros, assim, dividem a penúltima linha. O outro eliminado no Q1 foi justamente Hamilton que, mesmo fora do treino na parte final, ainda ficou com o 16º posto.

Grid de largada:



















Nenhum comentário: