quarta-feira, 27 de maio de 2009

Equipes retaliam e suspendem Williams de associação






Beat Reusser de Jesus







A Williams ficará de fora da Fota (Associação de Equipes da F1) por tempo indeterminado

A Associação de Equipes da Fórmula 1 (Fota, em inglês), decidiu punir a Williams depois que ela anunciou, de forma oficial, a sua inscrição no Mundial de 2010 da categoria em um momento de impasse na entidade. Escuderias como Ferrari, Red Bull e Toyota ameaçam tirar seus carros do grid por divergências no regulamento criado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o ano que vem.

O trecho mais polêmico do novo regulamento diz respeito ao teto orçamentário opcional que a FIA pretende implantar na F1 em 2009. Nele, as equipes que aceitarem o limite de gastos de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) terão acesso a vantagens no desenvolvimento de seus carros, como o uso de túneis de vento e asas flexíveis.

Em nota, o homem-forte da Williams, Frank Williams, classificou a decisão da Fota como lamentável, mas compreensível. "No entanto, como uma equipe de corridas e cuja atividade se concentra apenas na F1, com obrigações perante nossos parceiros e funcionários, o ato de apresentar a nossa inscrição para o Mundial do ano que vem é incontestável", disse.

"Além disso, somos obrigados legalmente, conforme contrato que temos com a Formula One Management (FOM) e a FIA, a participar de todas as temporadas da F1 até o final de 2012", completou Williams, cuja equipe desenhará os chassis dos carros da Fórmula 2, também da FIA.





Nenhum comentário: