domingo, 31 de maio de 2009

Stoner vence corrida emocionante na Itália






Beat Reusser de Jesus







Os torcedores que compareceram ao circuito de Mugello neste domingo para acompanhar a quinta etapa da MotoGP em 2009 não se arrependeram de pagar ingresso: em uma corrida sensacional, com muitas ultrapassagens, Casey Stoner venceu a disputa, seguido por Jorge Lorenzo e Valentino Rossi.

Com isso, Rossi viu interrompida uma seqüência de sete vitórias seguidas em Mugello. Ainda assim, o resultado do "Bambino D'Oro" pode ser considerado positivo, já que ele largou em quarto e teve que segurar Andrea Dovizioso até a última curva.

As emoções começaram ainda na preparação para a largada, quando uma inesperada chuva obrigou a todos buscarem rápida a moto preparada com pneus de chuva. Pole-position, o espanhol Lorenzo saiu mal e logo caiu para as últimas posições.

Quem assumiu o primeiro lugar foi justamente o aquirrival de Lorenzo, o também espanhol Dani Pedrosa, que largou em oitavo. O piloto da Honda, porém, só inaugurou uma série de troca de posições na ponta - já no final da primeira volta, ele foi superado pelo australiano Chris Vermeulen.

Campeão de 2009, Casey Stoner então passou a voar com a sua Ducati, deixando os rivais para trás com uma escapada na reta principal da pista italiana. Iniciou-se então uma bela disputa entre ele e Dovizioso, que o tentou ultrapassar faltando 20 voltas para o final, mas tomou o "X".

Logo, entretanto, o italiano conseguiu o primeiro lugar, para delírio do público de mais de 80 mil pessoas que compareceu a Mugello. Porém, vindo da última fila, quem começou a brilhar foi Marco Melandri, que passou a brigar pelas primeiras posições.

Entretanto, os pilotos foram obrigados a parar nos boxes para pegar uma moto com pneus slicks, prejudicando Melandri, que viu seu rendimento cair. Por outro lado, quem se deu bem com a pausa foi Stoner, que assumiu a liderança e chegou à volta final na primeira posição.

O australiano não teve vida fácil nos metros finais, mas, a despeito da pressão de Lorenzo e Rossi, ele conseguiu garantir a vitória, a primeira da Ducati na pista italiana.

O único motivo de preocupação do dia foi uma queda sofrida pelo espanhol Dani Pedrosa, que cai sozinho a 11 voltas do final e teve que ser retirado de maca, após expressar dores no quadril.

Classificação de Moto GP:



Classificação das 250cc:



Classificação das 125cc:








Nenhum comentário: