domingo, 17 de maio de 2009

Federer bate rival e é campeão em Madri





Beat Reusser de Jesus






O tenista suíço Roger Federer aproveitou o cansaço do rival Rafael Nadal para vencer, neste domingo, e faturar o Masters Series de Madri. Na semifinal, o espanhol superou uma maratona diante de Novak Djokovic de mais de quatro horas de partida para chegar à decisão. Já Federer, passou tranqüilo por Juan Martín Del Potro.

Assim, com a vitória por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, o suíço quebra uma invencibilidade de mais de um ano de Nadal no saibro. A última vez que o número 1 do mundo havia perdido no piso de terra batida havia sido em 8 de maio de 2008, quando caiu diante do compatriota Juan Carlos Ferrero, em Roma.

Cinco derrotas nos últimos cinco jogos, disputados nos mais diversos tipos de piso (saibro, grama e duro). Este era o histórico recente de Roger Federer diante de Rafael Nadal, finalmente quebrado neste domingo.

A vitória tem um gostinho especialmente doce para Federer porque, além de vir na casa do adversário, é o primeiro título dele em 2009. Ao contrário das últimas partidas entre os dois, bastante longas, o duelo deste domingo foi finalizado em uma hora e 26 minutos.

Para finalmente voltar a bater o algoz, Federer procurou arriscar seu jogo, rebatendo bolas próximas às linhas que demarcavam a quadra. Mesmo instável, ele também evitou que um de seus maiores defeitos diante de Rafa voltasse a aparecer: a falta de capacidade de decidir.

Por sua vez, Nadal conseguiu mostrar novamente a sua famosa força psicológica para virar partidas complicadas. No oitavo game do segundo set, por exemplo, chegou a ter 30 a 0 quando o rival sacava, mas não conseguiu efetuar a quebra.
Aproveitando-se da falta de concentração do espanhol, Federer ganhou o primeiro set ao quebrar o rival no nono game. Na ocasião Nadal cometeu sua única dupla falta no jogo e deu 30 a 0 para o adversário. Federer, entretanto, permitiu o empate, mas mesmo assim buscou forças para vencer o adversário.
O segundo set começou equilibrado, até que o suíço conseguiu a quebra no quinto game. Apoiado pela torcida, o espanhol deu alguns sinais de que poderia protagonizar mais uma reação em sua carreira, mas Federer salvou dois break points e conseguiu a vitória com um belo ace.



Nenhum comentário: