segunda-feira, 18 de maio de 2009

Recordista quer fazer 100 mil abdominais em homenagem a Itabuna





Matheus Lima Vital







Fazendo abdominais, Ely já apareceu na CNN e no Domingão do Faustão
Foto: Ana paula


No mês de janeiro de 2010, ano do centenário de Itabuna, o professor aposentado Ely Barbosa, de 62 anos, recordista em atividade física, quer fazer 100 mil abdominais, em apenas 16 horas. É a forma que ele encontrou para homenagear sua cidade, onde também já foi vereador.
Por causa de um stress emocional, em 2001, Ely começou o treinamento físico, indicado pela psicóloga. A recomendação da profissional o levou a realizar uma atividade física diferente da que já praticava. Dois anos depois, atingiu um recorde mundial de 30 mil exercícios ininterruptos, em apenas 3h50minutos. Logo atingiu a marca de 55.800 exercícios, realizados em 8h19 minutos, com apenas dois intervalos de 3 minutos cada.
Em 27 de julho de 2003, ele realizou na câmara de vereadores outra etapa de exercícios e lhe rendeu a aparição no Programa Domingão do Faustão, mostrando mais um recorde de 41.693 abdominais ininterruptas. Esses exercícios são devidamente filmados e contados por três ou mais profissionais da área de educação física.


Saúde e prazer
Para ele, a atividade física é um esporte prazeroso, recreativo e saudável. Sua alimentação é à base de vitaminas, frutas como melancia e caqui, por causa de seu organismo delicado. Com tudo, ele chega a comer de 4 a 5 kg de alimentos por dia. "A atividade física deve ser feita com prazer. Não faça dela um ato de sacrifício, mas sim, um hábito saudável", diz ele.



Busca de apoio
Para cumprir a promessa de homenagear Itabuna com 100 mil abdominais, Ely enfrenta uma dificuldade: precisa de patrocínio para contratação de alguns profissionais, que possam auxiliar nessa jornada. Segundo ele, é necessário o acompanhamento de um nutricionista, um educador físico, um fisioterapeuta, um cardiologista e um massagista. Além disso, deve praticar musculação, natação, corridas e ioga.
Mesmo com toda dificuldade enfrentada, já se cadastrou para competir em Miami (Flórida), onde irá lançar o desafio de mil exercícios de vantagem para o adversário. O objetivo principal dele fora do país é registrar seu nome no Guinness Book.


Nenhum comentário: