terça-feira, 12 de maio de 2009

O maior pé frio deste pais


Augusto Júnior



Lula, o maior pé-frio do futebol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem milhões de qualidades, mas não costuma dar muita sorte para os clubes ou seleções que fazem de tudo para que as respectivas camisas ou bandeiras apareçam ao seu lado. Para sustentar a tese que serve apenas como brincadeira (não há nada contra o presidente, que fique bem claro), o TOQUE ESPORTIVO selecionou algumas fotos e apurou o que ocorreu logo depois. Divirtam-se.


1 - SÃO PAULO: No dia 17 de março de 2003, Lul

a recebeu a camisa do São Paulo, quando o clube apoiou a campanha Fome Zero. Logo depois, o São Paulo foi vice-campeão paulista perdendo a final para o Corinthians e eliminado nas quartas-de-final da Copa do Brasil pelo Goiás.

Lula com a camisa do São Paulo / Foto: Agência Brasil


2 - FLAMENGO: No dia 6 de janeiro de 2004, Lula recebeu o presidente do Flamengo, Márcio Braga, e vestiu a camisa rubro-negra. Alguns meses depois, o Flamengo perdeu a final da Copa do Brasil para o Santo André em pleno Maracanã.

Lula veste a camisa do Flamengo / Foto: Agência Brasil


3 - SELEÇÃO e ROBERTO CARLOS: Em 20 de maio de 2006, Lula recebeu o lateral-esquerdo Roberto Carlos e ganhou uma camisa autografada da seleção. Pouco depois, na Copa do Mundo, o Brasil foi eliminado pela França com um gol de Henry que nasceu de falha justamente de......Roberto Carlos, que teve um problema com o meião.

Roberto Carlos dá a camisa a Lula / Foto: 20.05.2006 - Arquivo O Globo


4 - INTER-RS: Após o Inter ser campeão do mundo, em dezembro de 2006, Lula foi presenteado pelo deputado Beto Albuquerque com uma camisa colorada. Meses depois, o time foi eliminado já na primeira fase da Libertadores e o arqui-rival Grêmio ficou com o título do Campeonato Gaúcho.

Brasília - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é presenteado pelo deputado Beto Albuquerque com a camisa do Internacional de Porto Alegre, novo campeão mundial de clubes. Foto: Ricardo Stuckert/PR


5 - CORINTHIANS: Em 23 de fevereiro de 2007, Lula recebeu o presidente do Corinthians, Alberto Dualib, e posou para fotos com a bandeira do seu time do coração. Mas meses depois o clube seria rebaixado para a Segunda Divisão pela primeira vez na sua história.

Brasília - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-presidente do Sport Club Corinthians, Alberto Dualib, exibem a bandeira do time durante encontro no Palácio do Planalto Foto: Ricardo Stuckert/PR


6 - FIGUEIRENSE: No dia 8 de Maio de 2007, Lula ganhou de presente a camisa do Figueirense, após visita ao estado de Santa Catarina. No mês seguinte, o Figueira foi derrotado na final da Copa do Brasil pelo Fluminense.

São José (SC) - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é presenteado com a camisa do time de futebol Figueirense, após visita ao estado de Santa Catarina. Na foto, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (C), e a senadora Ideli Salvatti (D) Foto: Ricardo Stuckert/PR


7 - SELEÇÃO e RONALDINHO GAÚCHO: No dia 1º de julho de 2007, o Brasil enfrentou a Inglaterra e o duelo terminou 1 a 1. Antes da partida, o presidente cumprimentou Ronaldinho Gaúcho. Depois, o Brasil apenas empatou com a Turquia e perdeu para o México. Ronaldinho nunca mais foi o mesmo.

Londes (Inglaterra) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta o jogador Ronaldinho Gaúcho antes do jogo amistoso entre as seleções de futebol do Brasil e da Inglaterra Foto: Ricardo Stuckert/PR


8 - MÉXICO: Em 6 de agosto de 2007, Lula foi presenteado pelo presidente Felipe Calderón com camisa da seleção mexicana. Logo depois, o México perdeu para a Colômbia por 1 a 0, para o Brasil por 3 a 1, para a Guatemala por 3 a 2, empatou com a Nigéria em 2 a 2 e venceu o modesto Panamá por apenas 1 a 0, para depois perder para o Paraguai por 1 a 0. Que maré!

Cidade do México (México) - O presidente Lula é presenteado presidente mexicano, Felipe Calderón, com camisa da seleção mexicana Foto: Ricardo Stuckert/PR


9 - BOTAFOGO: No dia 14 de agosto de 2007, Lula recebeu do volante Túlio a camisa do Botafogo durante cerimônia de assinatura do decreto que regulamentava a Timemania. Naquele dia, o Botafogo estava na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, com 34 pontos, a apenas seis do São Paulo, ainda lutando pelo título. Mas terminou em 9º, fora até da classificação para a Libertadores.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com Túlio, jogador do Botafogo, durante cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a Timemania Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr


10 - KAKÁ: No dia 28 de dezembro de 2007, Lula recebeu Kaká, eleito pouco antes o melhor jogador do mundo. Mas depois daquele dia Kaká não manteve o nível, muito por conta de lesões, e perdeu a coroa de número um para o português Cristiano Ronaldo.

Brasília - O jogador de futebol Kaká, eleito o melhor do mundo em 2007, e sua esposa Caroline Santos, entregam camisa do time italiano Milan ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à primeira-dama, Marisa Letícia da Silva Foto: José Cruz/ABr


11 - FLUMINENSE: No dia 23 de junho de 2008, Lula passou pelas Laranjeiras em direção ao Palácio Guanabara, ao lado da sede tricolor. Antes, ganhou a camisa do Flu, que dias depois, mesmo com a melhor campanha da Libertadores, perdeu a final para a LDU em pleno Maracanã, nos pênaltis.

- 19:12:32 ES - Ministro das Cidade - Márcio Fortes, VP de Marketing - Daniel Bastos, Presidente - Lula, Presidente do Fluminense - José de Sousa, Governador do Estado do Rio - Sérgio Cabral - Rio de Janeiro (RJ) - 23/06/2008 - Foto Nelson Teles / Divulgação


12 - VASCO: Em 4 de julho de 2008, Lula recebeu Roberto Dinamite, presidente do Vasco. Meses depois, o segundo time de Lula foi rebaixado para a Segunda Divisão pela primeira vez na história.

O presidente Lula cumprimenta o presidente do clube de regatas Vasco da Gama, Roberto Dinamite, durante cerimônia de despedida dos atletas que representarão o Brasil nas Olimpíadas de Pequim/2008. Foto Roberto Stucklert Filho/Agência O Globo.


13 - FELIPÃO: No dia 18 de agosto de 2008, Lula recebeu o técnico do Chelsea, Luiz Felipe Scolari, em Brasília. Presenteado com a camisa do clube inglês, Lula agradeceu. E Felipão, no dia 2 de fevereiro, perdeu para o Liverpool completando o quinto clássico sem vitória na Inglaterra: são quatro derrotas (duas para o Liverpool, uma para o Manchester United e uma para o Arsenal) e um empate (com o Manchester United). Atualizando: No dia 9, após mais um resultado ruim, Felipão foi demitido....

Lula recebe a camisa do Chelsea, time de Felipão / Arquivo


14 - MAIS UMA VEZ FLUMINENSE: No dia 3 de fevereiro, Lula passou mais uma vez pelas Laranjeiras, ganhou outra camisa do Flu e o resultado não poderia ser diferente. O Tricolor, logo depois, sofreu uma derrota inacreditável, em Xerém, quando vencia o Duque de Caxias por 2 a 0 e levou três gols nos últimos 15 minutos. No clássico contra o Vasco, o Flu empatou sem gols, completando 10 partidas sem vencer os arqui-rivais e ficando longe da classificação.

Lula ganha a camisa do Fluminense / Foto: Divulgação


15 - Cuidado Ronaldinho, com os seus joelhos, não dê ao Presidente a camisa do Corinthians, parece que deu!!! agora foi.


No futebol, o lema também é Lula lá...


Nenhum comentário: