quarta-feira, 13 de maio de 2009

Italianos sugerem "F1 alternativa" e equipes com 3 pilotos





Beat Reusser de Jesus






Diante da ameaça de a Ferrari abandonar a Fórmula 1 caso a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não derrube o teto orçamentário, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport sugere a criação de uma nova categoria com as grandes montadoras.

De acordo com o diário, existe a possibilidade de a divisão ocorrer já em 2010, caso a FIA não recue da decisão de dar benefícios ás equipes que reduzirem os gastos. A nova categoria teria a presença de três pilotos por escuderia e a adesão inicial de Ferrari, BMW, Mercedes, Renault e Toyota.





A La Gazzetta dello Sport ainda especula que a Ferrari contrataria para a vaga de terceiro piloto o italiano Valentino Rossi, oito vezes campeão mundial de motociclismo (cinco na MotoGP, uma na antiga 500cc, uma na 250cc e uma na 125cc).

O teto orçamentário opcional de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) causou a fúria das montadoras, que investem um valor muito maior durante uma temporada da categoria, por dar benefícios a quem adotá-lo em 2010.

As equipes que não ultrapassarem o valor poderão utilizar asas ajustáveis, testar durante a temporada, usar túneis de vento e competir com motores sem limitação de giros. Já os que não respeitarem o limite terão restrições.







Nenhum comentário: