quinta-feira, 7 de maio de 2009

Copa da UEFA 2008/2009, semifinais, 2° rodada





Beat Reusser de Jesus






Hamburgo 2 x 3 Werder Bremen (1:0)
Shakhtar 2 x 1 Dínamo de Kiev (1:1)



Werder elimina Hamburgo, mas perde Diego para final

Gols: 12. Olic 1:0. 29. Diego 1:1. 66. Pizarro 1:2. 83. Baumann 1:3. 87. Olic 2:3

Na semifinal alemã da Copa da Uefa, o Werder Bremen venceu o Hamburgo por 3 a 2 na casa do rival e classificou-se para a final do torneio. A equipe de Bremen havia perdido a primeira partida por 1 a 0, mas classificou-se com o gol marcado fora de casa.

O Werder não poderá contar com o meia Diego, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. O brasileiro levou a punição depois de discutir com o ex-são-paulino Alex Silva. Os dois se provocaram por boa parte do primeiro tempo. Outro que está fora da decisão pelo mesmo motivo é o português Hugo Almeida.

Precisando da vitória, o time visitante começou a partida apertando o adversário. Mas foi o Hamburgo que fez o primeiro gol, aos 13min, com Olic, que aproveitou o bom contra-ataque puxado por Mathijsen. Satisfeita com o resultado, a equipe da casa continuou se defendendo bastante e cometendo várias faltas.

A pressão do Werder surtiu efeito e, aos 29min, Diego tabelou com Pizarro, que deu um lindo passe para o brasileiro fazer o gol de empate. O meia levava muito perigo ao gol do Hamburgo, que acertou o travessão aos 37min.

O segundo tempo começou truncado, com muitas faltas. A partida só se abriu a partir dos 6min, quando Pizarro marcou gol em posição irregular, que foi corretamente anulado. O peruano voltou a aparecer bem aos 20min, com um chute e fora da área que o Rost aceitou. Era a virada dos visitantes.

O Werder continuou com o controle do jogo e, aos 37min, o capitão Baumann aproveitou cobrança de escanteio de Diego e selou a classificação dos visitantes. O Hamburgo ainda fez mais um, novamente com Olic, aos 41min, mas era tarde para uma reação.


Ex-lateral do São Paulo põe Shakhtar na final da Uefa

Gols: 17. Jadson 1:0. 47. Bangoura 1:1. 89. Ilsinho 2:1

Quando Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev já se contentavam em disputar na prorrogação uma vaga na final da Copa da Uefa, o brasileiro Ilsinho fez a diferença e classificou o Shakhtar. Com um golaço do ex-são-paulino aos 44min do segundo tempo, a equipe venceu seu rival ucraniano por 2 a 1 e agora enfrenta o Werder Bremen na finalíssima, em Istambul (TUR).

O duelo foi praticamente todo decidido por brasileiros. No primeiro tempo, logo aos 17min, Jadson recebeu passe e acertou um lindo chute, sem chances para o goleiro do Dínamo. No lance, o zagueiro Betão, ex-Corinthians, era o responsável pela marcação.

No início da segunda etapa, logo aos 2min, o Dínamo empatou com Bangoura. O atacante entrou livre na área e igualou a partida, em jogada iniciada por Betão, no campo de defesa.

Com a proximidade do final do jogo, as equipes começaram a se contentar com a prorrogação. Como a partida de ida também havia sido 1 a 1, Dínamo e Shakhtar decidiriam a vaga no tempo suplementar.

No entanto, o talento de Ilsinho apareceu no final. Aos 44min, ele recebeu um lançamento no lado direito da área, driblou Betão e chutou de pé esquerdo, sem chances para o goleiro Bogush. Golaço, que levou o Shakhtar à sua primeira final de Copa da Uefa na história.




Nenhum comentário: