domingo, 3 de maio de 2009

Vitória é tricampeão em cima do rival Bahia





Beat Reusser de Jesus







O Vitória fez valer a vantagem de ter feito a melhor campanha na primeira fase e de ter triunfado no jogo de ida por 2 a 1 para conquistar o tricampeonato Baiano. A consagração veio diante do maior rival, o Bahia, após um empate por 2 a 2, neste domingo.



















O Vitória conseguiu empatar com o Bahia por 2 a 2 e se sagrou tricampeão baiano. Depois de um primeiro tempo jogando muito mal, onde o Tricolor venceu por 2 a 0, o Leão conseguiu um empate heróico e saiu do estádio Manoel Barradas com o troféu nas mãos.

O Bahia começou melhor o jogo. Impondo uma marcação forte, o Tricolor abriu o placar logo aos 10 minutos de jogo. Paulo Roberto, em boa jogada, deixou Reinaldo Alagoano na cara do gol. O atacante do Bahia não vacilou e bateu forte no alto sem chance para o goleiro Viáfara.
Já nos descontos da primeira etapa, após uma rápida troca de passes do ataque tricolor, Rogério deixou para Ávine. O lateral recebeu na área e escorou na saída do goleiro, ampliando para o Bahia. Com esse resultado o Tricolor seria campeão baiano de 2009.

Porém, na segunda etapa a história mudou. O Bahia entrou muito recuado e o Vitória, que precisa só de um gol para ser campeão, passou a jogar o ataque. Com isso o Rubro-Negro não demorou a marcar. Aos 19, Apodi desceu pela direita e cruzou para a área. Neto Baiano dividiu no alto com Evaldo, a bola sobrou na frente, e o artilheiro do Campeonato Baiano fuzilou a meta de Marcelo, diminuindo para o Leão da Barra. O título voltava para o Barradão.

O empate saiu nos últimos minutos. Bida recebeu na área, em um rápido contra-ataque, e foi derrubado por Marcelo. Ramon cobrou o pênalti, empatou a partida e decretou o tricampeonato baiano para o Vitória.

Com a conquista deste domingo, o Vitória - que iniciou o ano treinado por Vagner Mancini, hoje no Santos - mantém a hegemonia estadual. Com esta taça, são seis nos últimos sete Campeonatos Baianos - apenas o Colo Colo de Ilhéus impediu em 2006 uma soberania ainda maior. Já o Bahia aumenta o jejum, uma vez que não vence o torneio desde 2001.

Qual time será campeão do Baianão 2009

Atletico
11 (3%)
Bahia
104 (30%)
Camaçari
9 (2%)
Colo-Colo
94 (27%)
Feirense
5 (1%)
Fluminense
14 (4%)
Ipitanga
11 (3%)
Itabuna
17 (5%)
Madre de Deus
7 (2%)
Poções
9 (2%)
Vitória
94 (27%)
Vitória da Conquista
12 (3%)

OBS.: Foram registrado 339 votos, sendo sendo o Bahia o campeão com 104(30%), dos votos, Vitória e Colo-Colo ficaram em segundo lugar com 94(27%) dos votos.

Agora a decisão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional de 2009, foi entre Bahia e Vitória, sendo o Vitória o vencedor, tornando-se Tri-Campeão Baiano. A equipe do Poções foi rebaixada para a segunga divisão.








Nenhum comentário: