domingo, 18 de janeiro de 2009

Entrevista do Toque - esportivo.



João Paulo Garcia - Triatleta
















O toque – esportivo entrevista hoje, um dos maiores nomes do Triathlon na Bahia:


Elquisson de Castro Nascimento de 33 anos, casado com a jovem Thais Rocha Dias com quem tem a linda Maria Julia Albuquerque de 1 ano e 5 meses. Ele é o diretor Técnico da Federação Baiana de Triathlon e Técnico da ITU (União Internacional de Triathon), Orgão Máximo do Triathlon Mundial. O “Quinho” como é bastante conhecido nos falou sobre sua vida, projetos e expectativas para o ano de 2009.


Como conheceu o triathlon?


Entrei no triathlon ao convite de um amigo chamado José Icó, onde ele me viu nadando na Associação Atlética da Bahia, Topei inicialmente fazendo um aquathlon, na Ribeira o antigo " Culhão de Touro" gostei, e estou até hoje dentro dessa iniciativa. Criei a Vácuo Triathlon Club, onde faço parte.


Fale sobre suas experiências como Atleta, técnico e diretor da Federação Baiana.



Acho que como atleta, passei minhas dificuldades como todo atleta amador, até porque eu tive alguns patrocínios, mas não o suficiente para me estabilizar no esporte.

Como treinador, está sendo uma experiência ímpar, pois aqui aprendo muito com meu atletas, consigo ser um pouco paizão também, e o principal, posso passar tudo que aprendi na Universidade no Curso de Ed. Física aliado a prática, onde essa combinação é fundamental. Como diretor de federação

na verdade é ser tudo um pouquinho, atleta, treinador e gestor, vale a pena, que pena que não ganha nada, nada em grana, mas gosto do que faço.


Fale sobre o momento em que o Triathlon Baiano vive:


O triathlon baiano hoje vive um momento de êxtase, até porque tivemos um “bum” também na época do Calazans, principalmente nas provas do brasileiro em Ilhéus, mas hoje o campeonato baiano, consegue envolver uma média de 120 atleta por prova, é algo singular.


Quais as expectativas para esse ano?



Para esse ano devemos mudar a presidência da federação, com a saída do atual Prof. Marcelo Affonso sendo agora diretor e Water Kraus assumindo o cargo maior.

A expectativa é colocarmos uma média de 150 atletas, estamos lutando para isso, até porque estamos órfão em secretaria. Em Salvador não existe mais a secretaria de Esporte, virando agora coordenação, não sei aonde isso vai parar,

mais acredito nos órgão competente e ainda tenho fé nos homens que rege as nossas leis. Principalmente contar com ajuda também de vocês do toque-esportivo, para que divulguem cada dia esse esporte que ainda continua com pouca expansão no país.




Sabemos que você é o atual treinador do João Paulo Garcia, atleta aqui da região. Qual sua expectativa para ele esse ano? Fale sobre o trabalho que desenvolverá com ele e seus outros atletas e quais atletas você espera um destaque esse ano?




No caso JP, é um caso desafiador, por quê?

Porque ele é um atleta veterano, cheio de “vícios” porém disciplinado, é muito difícil trabalhar com essa galera, mas ele conseguiu quebrar essa minuciosa visão que eu tinha com os atletas mais experientes. O João atravessará uma mudança radical, onde na verdade eu sempre achei que ele é melhor. Ele não é um atleta de explosão e sim de reação, E agora com essa transição das provas olímpicas 1500m + 40km + 10km, para o meio Iron man. 1900m + 90km + 21km,

Volumes de treinamentos altos, e de pura resistência. Ele é um atleta muito forte, mas ainda

temos muito que melhorar principalmente sua corrida. Mas tenho paciência, até mais que ele para esse ano, consegui pelo menos fazer uma prova sem sentir dor será nosso objetivo.

Esperamos bons resultados em 2010, até porque o triathlon é um esporte muito demorado.

Esse ano ainda continuo acreditando nos meninos do projeto AÇÃO TRI, projeto inovador organizado pelo maior atleta da Bahia Alberto Lopes, eu ainda sou adepto de uma boa base e esse meninos estão ficando amolados, (risos).


Mande uma mensagem para os leitores do Toque – esportivo:


"Fazer bem feito é fazer para sempre"



(João Paulo Garcia e Quinho durante o Triathlon Nacional do SESC - Salvador)

Nenhum comentário: