sábado, 24 de janeiro de 2009

Toque de Nutrição







João Paulo Garcia - Triatleta


Cinco erros alimentares (e elementares) cometidos pelos corredores antes de uma prova.



Se você já foi mordido pelo “bichinho da corrida”, então tem passado os últimos meses treinando para alguma grande prova. E, conforme se aproxima o dia, você vem tomando um cuidado especial com a alimentação. Talvez esteja se empanturrando de carboidratos, bebendo litros de água e pedindo porções extras de brócolis. Mas será que esta certo?

“O modo como você se alimenta antes da corrida tem um impacto enorme sobre sua performance”, diz Beth Jauquet, nutricionista em Denver, Estados Unidos. Corredores tendem sempre a extremos: racionam alimentos energéticos, entopem-se de comida ou ingerem alimentos desastrosos para a digestão. Aqui vai um pequeno manual de como evitar erros comuns na semana Pré-corrida.

O erro

Se empanturrar de macarrão.

Muitos corredores suprem seus estoques de glicogênio (açúcar) banqueteando-se com carboidratos na véspera da prova. Mas entupir seu organismo com mais carboidratos do que ele é capaz de processar pode causar problemas digestivos. Resultado: você vai correr para o banheiro a cada quilômetro.

Conserto:
Consuma quantidades moderadas de carboidratos nos dias que antecedem a prova. “ Quantidades excessivas de qualquer alimento são um baque duro no organismo”, diz Beth. Consuma mingau de aveia no café da manhã, batatas no almoço e massa no jantar. “Coma até se saciar, assim você não terá indigestão ou problemas para dormir”, diz Tara Gidus, especialista em nutrição e porta-voz da American Dietetic Association.



O erro

Beber rios de água


Beber muita água antes de uma corrida vai diluir seus eletrólitos, minerais responsáveis pela contração natural dos músculos. Níveis diluídos de eletrólitos podem causar fraqueza ou cãibras. Em casos extremos, levam à hiponatremia, um quadro desencadeado por níveis de sódio muito baixos no organismo e que pode ser fatal.

Conserto:
Nos dias que antecedem a prova, beba líquidos como você faz normalmente para se hidratar. Isso inclui água, bebidas esportivas, sucos, chá e café. Na manhã da corrida, recomenda-se beber 500ml de água 2 a 3 horas antes da largada, dando assim tempo para o corpo processar o fluido extra. Beba mais um ou dois copos imediatamente antes de largar.


O erro

Comer fibra demais

Se você tem vivido à base de pizza e hambúrguer, este não é o momento de virar natureba. Entupir-se de alimentos altamente fibrosos ( verduras e grãos) pode provocar gases.

Conserto:
Se você acha que as fibras podem causar complicações, “suspenda-as três dias antes da prova”, diz Gidus. Isso inclui feijão e farelo de cereais – mas não frutas e verduras em pequena quantidade.



O erro

Pular o Café – da – Manhã.

Por ansiedade ou para não correr de barriga cheia, você pode até pensar em não comer nada na manhã da corrida. Mas uma refeição antes do exercício mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue e fornece energia para esforço. “Durante a corrida, não há como obter combustível suficiente para compensar a energia não ingerida pela manhã” diz Beth.

Conserto:
Acorde cedo e tome café da manhã com calma, mastigando bem devagar. Se seu estomago não agüenta alimentos sólidos, beba uma vitamina de banana, suco de frutas e leite. É de fácil digestão, fornece energia e não estufa.


O erro

Comer “Novidades”

É impossível saber que efeitos um alimento “inédito” terá sobre você até experimenta-lo. Novidades antes da prova podem significar corridas ao banheiro e desidratação.

Conserto:
Na semana antes da prova, coma apenas alimentos que você já conhece. Consulte o site da corrida para ver se e quais bebidas e géis serão oferecidos no trajeto para saber se pode contar com eles.



Fonte: Revista Runner´s Edição 3 nº 03 Janeiro de 2009


Nenhum comentário: