segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Por ciclovias em Ilhéus





Elves Barbosa - Professor e Ciclista


Ano novo, vida nova, novos desafios, novas perspectivas também. Dentro deste espírito começo hoje a campanha "Por ciclovias em Ilhéus". Numa cidade do tamanho de Ilhéus, os incrédulos dirão o seguinte: ou este cara é louco ou está querendo se candidatar a algum cargo político. Nada disto, não me enquadro em nenhum dos dois grupos, eu sou ciclista e estou defendendo o meu espaço na via, nas ruas de Ilhéus.


Depois da aprovação do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, as bicicletas passaram a ter o seu espaço garantido dentro das cidade brasileiras, mas nunca respeitado. Em Ilhéus é a mesma coisa, ou será que não causa espanto ao passarmos pela ponte do Pontal e vermos a placa de Proibido Trânsito de Bicicletas? Aquela placa é inigmática e explica o non-sense das autoridades ilheenses ao desconsiderar a significativa quantidade de ciclistas que fazem uso deste meio de transporte para se deslocarem pela cidade todos os dias. A placa é inigmática porque ao terntar passar empurrando a sua bicicleta pelo passeio e se na direção contrária vier um pedestre, alguém terá de descer e passar pela pista.

A ponte do Pontal é uma aberração para os ciclistas por que temos de ir para o outro lado da cidade e somos proibidos, somos caçados no nosso direito de ir e vir, garantido pela Constituição Federal e caçado pelas autoridades do trânsito de Ilhéus. E faço então a pergunta: quando será que teremos ciclovias para nos deslocarmos em Ilhéus?

A resposta é bem mais simples do que se possa imaginar: ao olharmos as vias da cidade, vemos sempre um espaço não utilizado pelos carros - na verdade ele é empregado apenas estacionar os carros. Pois bem, se a Prefeitura de Ilhéus utilizasse um dos lados da via para que os carros estacionassem, o outro lado da via poderá ser utilizado como ciclovia e a um custo ínfimo (apenas as despesas para demarcar a via como ciclo faixa). Vamos encampar esta idéia. Por uma Ilhéus com mais bicicletas nas ruas.

Nenhum comentário: