terça-feira, 20 de janeiro de 2009

F1.09 é lançado pela BMW Sauber em Valência






Beat Reusser de Jesus







2009 vai, pouco a pouco, tomando forma. Nesta terça-feira (20), o sexto novo carro para a temporada foi apresentado: o F1.09, da BMW Sauber. A equipe alemã — que fez bonito no último campeonato, quando conquistou sua primeira vitória e incomodou as grandes McLaren e Ferrari —, mostrou seu novo bólido no autódromo de Valência, onde realiza, sozinha, seus primeiros testes do ano. Assim como os outros cinco carros já lançados, o equipamento da BMW difere bastante do anterior devido às novas regras sobre aerodinâmica impostas pela FIA.


Chassi

Feito em fibra de carbono com estrutura em forma de colméia.
Câmbio longitudinal, semi-automático, sequencial, controlado eletronicamente e de rápida mudança, com diferencial limitado e embreagem de fibra de carbono.
Número de marchas: sete mais a ré.
Discos de freio Brembo ventilados construídos de fibra de carbono.
Suspensão independente.
Push-rod da Sachs ativado e barras de torção nas quatro rodas.
Rodas OZ de 13" com KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética) feitos pela BMW Sauber.
Direção da BMW Sauber

Dimensões

Comprimento: 4.690 mm
Largura máxima: 1.800 mm
Altura: 1.000 mm
Distância entre pneus dianteiros: 1.470 mm
Distância entre pneus traseiros: 1.410 mm
Peso (com o piloto): 605 kg.

Motor

Tipo: P86/9
Número de cilindros: oito
Bloco de cilindros de alumínio em V no ângulo de 90°C
Número de válvulas: 32
Distribuição pneumática
Deslocamento total: 2.400 cm3
Peso: 95 kg
Velas: NGK







Nick Heidfeld e Robert Kubica

Nenhum comentário: