sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Nadal vence jogo de 5h, espanta zebra e vai encarar Federer na final em Melbourne






Beat Reusser de Jesus











Foi mais difícil do que o esperado, mas Rafael Nadal confirmou o favoritismo e garantiu sua vaga na final do Australian Open, contra Roger Federer, a decisão será no domingo, a partir das 6h30 (horário de Brasília). O atual número 1 do mundo precisou de cinco sets e 5h14m de jogo para derrubar o compatriota Fernando Verdasco, 15º colocado na lista da ATP e grande zebra do torneio. As parciais foram de 6-7(4-7), 6-4, 7-6(7-2), 6-7(1-7) e 6-4.

A partida foi a mais longa da história do Australian Open. A marca anterior pertencia ao duelo entre Boris Becker e Omar Camponese, em 1991, que durou 5h11m.

Para se tornar o primeiro espanhol a chegar na final em Melbourne desde que Moyá perdeu para Sampras na decisão de 1997, Nadal não teve vida fácil. O compatriota Verdasco não se encolheu e foi tão agressivo quanto nas vitórias contra os favoritos Murray e Tsonga, que o trouxeram às semifinais de um Grand Slam pela primeira vez.

Enquanto Nadal vai tentar conquistar o primeiro título da Espanha na Austrália, Federer vai entrar em quadra 'mordido' pelas quatro últimas derrotas para o espanhol em finais - incluindo as de Roland Garros e Wimbledon no ano passado. Além disso, o suíço terá que vencer para igualar o recorde de Pete Sampras, que tem 14 títulos de Grand Slam.



















Nenhum comentário: