quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

ENTREVISTA COM O CAMPEÃO BAIANO E VICE BRASILEIRO DE TRIATHLON, IGOR COSTA SANTOS




Carlos Augusto entrevistando o triatleta Igor Costa Santos, Pentacampeão baiano.













Carlos Augusto - Conta para nós seu nome, idade, natural de, casado e tem filho?

Igor Costa - Igor Costa Santos, 28 anos, natural de Ilhéus, casado com Taíse Coutinho, pai de um filho (Yuri).

C.A. - Quando e como você começou no Triathlon?

I.C. - Comecei no triathlon como espectador e amante do esporte a anos atrás, quando havia o circuito mundial de triathlon em Ilhéus, o que me motivou a tentar praticar aquele esporte desafiador em 1997, iniciando pelo Duathlon e em 1998 definitivamente no triathlon.

C.A. - Qual a vitória que marcou a sua carreira?

I.C. - Talvez seja porque essa seja a mais recente, mas a vitória mais marcante foi justamente em 2008 no campeonato baiano, na 3ª etapa. Tinha vencido a 1ª etapa, mas na 2ª etapa não consegui me prepara direito, sofri muito e a duras penas consegui ficar em 4º lugar o que ainda permitiria lutar pelo campeonato. Acertei com novo treinador – Hermerson Navarro – fizermos um bom trabalho de recuperação, consegui me empolgar de novo, redescobrir o triathlon, tivemos de inventar e me sacrifiquei para retomar a boa forma, no final tudo deu certo e comemorei o pentacampeonato baiano como uma alegria de criança, havia nadado bem, pedalado com consistência e inteligência me defendendo de ataques, e na corrida assumi a liderança e controlei até o final.

C.A. - Como foi a sua experiência no mundial da Alemanha em 2007?

I.C. - Em 2007 tive a oportunidade de competir o Campeonato Mundial em Hamburg na Alemanha, havia feito uma prova incrível na classificatória, fiquei em 2º lugar numa disputa acirrada entre os 10 primeiros colocados, com diferenças de segundos entre os competidores. Estava num ritmo forte, treinando forte e empenhado em conseguir um resultado expressivo no meu 1º Mundial, mas infelizmente tudo mudou um mês antes da prova, tive de gastar muita energia para resolver as coisas da viagem, perdi vários treinos para correr atrás de apoio, a semana que antecedia a viagem não conseguia treinar porque nada estava resolvido, apenas numa sexta-feira tive a confirmação, comprei a passagem na segunda-feira após a confirmação e viajei na terça-feira. Cheguei em Hamburg fui procurar hospedagem, outro problema, a cidade estava lotada, haviam vários eventos em toda a Alemanha e a cidade de Hamburg era sede de outros além do Campeonato Mundial de Triathlon, enfim me hospedei numa pousada distante, porém muito confortável, ao contrário do que muitos podem pensar os Alemães são extremamente educados e hospitaleiros. Resolvido a questão da hospedagem, a falta de apoio da Confederação entrou em cena, além do frio e cansaço da viagem somados ao fuso horário, que não deu tempo de adaptar.

Era semana de prova e não havia o que fazer, agora era contar com o fator sorte. No dia da prova até que o sol tentava sair e mostrar que era verão na Europa, porém nadamos numa água gelada (16º), não consegui bom desempenho na água e no pedal sofria com o frio, sem contar que o vácuo não era liberado, mas o primeiros formavam um pelotão compacto e a fiscalização não penalizou ninguém. Na etapa de corrida fiz um bom tempo, porém não dava pra recuperar, finalizei em 29º, mas com a certeza de que temos plenas condições de brigar de igual pra igual se tivermos apoio.


Igor com a seleção brasileira no mundial da alemanha

C.A. - Conta pra nós como é o seu treinamento diário?

I.G. - Meu treino é feito 7 dias na semana, sendo que a segunda-feira o treino é bem leve, apenas para recuperação. Dividimos em 4 treinos por semana na água - no ciclismo ultimamente tenho de usar a criatividade e muita paciência pois durante a semana atualmente só posso pedalar no rolo, onde faço em torno de 3 a 4 treinos durante a semana, e nos finais de semana consigo treinar na estrada, na corrida tudo fica mais fácil pra treinar porque precisa-se apenas de um par de tênis e o terreno pouco importa, daí treino de 4 a 5 vezes por semana. Como estou trabalhando em Santa Brígida, uma cidade onde não tem piscina e o asfalto é muito ruim para treinar, tenho de me esforçar e usar da criatividade, pra nadar tenho de dirigir 50km até a cidade de Paulo Afonso, o mesmo acontece nos finais de semana, porém alguns finais de semana vou à Feira de Santana e aproveito para pedalar na estrada. Normalmente o total gira em torno de 10 a 16mil metros de natação, 150 a 350 km de ciclismo e de 50 a 90km de corrida, mas com esses contratempos, no ciclismo usamos o tempo para controlar os treinos.

C.A. - Qual seus planos para a temporada de 2009?

I.C. - Em 2009, pretendo dar uma renovada, estou animado para treinar mesmo diante das adversidades, talvez volte a fazer provas de longa distância, mas as minhas principais metas são o campeonato Baiano e o Brasileiro Olímpico.

C.A. - Você fez, faz ou pretende fazer algo pelo social de sua cidade?

I.C. - O social no nosso país em qualquer lugar é de fundamental importância. Quando eu estava na faculdade promovi várias provas esportivas para deficientes físicos e carentes, conseguimos tocar no coração de diversos setores, e devido a amizade com a televisão local conseguimos fazê-los aparecer e isso trouxe grandes benefícios. Pretendo voltar a contribuir com a sociedade através da Atrifs (Associação de Triathlon de Feira de Santana), onde faço parte da diretoria, pois temos projeto para crianças. Fora da área esportiva, como sou engenheiro civil, pretendo contribuir de acordo com as possibilidades.

C.A. - Dê uma mensagem aos leitores do Blog...

I.C. - Desejo um Feliz Ano Novo, recheado de esportes, saúde e alegrias. E que continuem lendo e postando comentários diariamente neste veículo fantástico e dinâmico da informação. Triabraços



Igor com os adversários de outros países no mundial!


Carlos Augusto radialista na cidade de Ilhéus - Ba.


Um comentário:

JPGarcia disse...

Esse rapaz eu conheço a muitos anos, crescemos juntos... (amigos desde a infância, ele é um Gigante no esporte e de coração também).
Meu "Irmão" e companheirão de provas, sempre que estamos juntos nas etapas procuramos um ajudar o outro...
Igor, tudo de bom nesse novo ano que entra e muitas vitórias e dispultas para nois dois!!!
abração!