quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dunga:"Joel era um africano para mim"




AUGUSTO JUNIOR




Na semifinal da Copa das Confederações, Dunga preferiu não falar com Joel Santana, técnico do África do Sul. Eles, que já foram colegas no Vasco, não conversaram por decisão do técnico da seleção brasileira. Em entrevista a Galvão Bueno, Joel lamentou a atitude de Dunga, que, por sua vez, explicou a vontade dizendo que 'Joel era um africano naquele momento'.

Essa é uma das boas frases de Dunga ditas ao jornalista Milton Neves durante o casamento de Robinho na semana passada, no Guarujá-SP. Confira os principais trechos:

O Robinho está se casando, e você fez questão de estar presente. Ele é o seu homem de confiança?


Dunga: Sempre que convoquei o Robinho, ele apareceu sorrindo, alegre, motivando a todos. Não fica triste nunca. E está sempre ligado no jogo.

Quando você assumiu, o Rogério Ceni era o mais cotado para assumir o gol da seleção. Mas você preferiu o Júlio César.

Dunga: Pois é, só pediam o Rogério. Mas, hoje, o Júlio é uma unanimidade. Ou não é?

E o Fábio, do Cruzeiro, que pegou tudo contra o Estudiantes?

Ele precisa resolver uma certa dor nas costas, mas é um grande goleiro e foi sensacional na quarta-feira (contra o Estudiantes).

Por que você se irrita tanto durante as entrevistas coletivas? Aliás, você tem falado cada vez menos...

O nível da crônica esportiva caiu demais. Nunca vi jornalistas perguntando tão mal.

Por que você aceitou o desafio de assumir a seleção?

Eu não precisava dar certo na seleção para mim, eu assumi para dar certo para o bem do futebol brasileiro. E faço questão de dizer: 'eu dei certo', ao contrário de meu crítico contumaz, o Falcão. Aliás, para descobrir a primeira vitória dele na seleção, eu precisei consultar a Internet. E você está me dizendo que ele me criticou pela entrada do Daniel Alves no lugar do André Santos (contra a África do Sul), não é? Pois você precisa ver como ele me detona no "Zero Hora". E depois dizem que nós, gaúchos, somos corporativistas.

Com relação aos críticos, algo a dizer?

Dunga: Os que me detonavam ontem me adulam hoje. Não tenho raiva deles. Mas dou risada quando me elogiam, só que dispenso esses elogios oportunistas e não temo críticos. Mas fico preocupado quando eles começam a me elogiar.

Confira outros temas abordados no bate papo.

Ricardo Teixeira

"Sou o único técnico da história da CBF que de três em três meses envia relatórios à direção justificando cada decisão que tomei. Ricardo Teixeira tem sido muito leal comigo e minha retribuição é proporcional."

Scolari

"O Felipão é bom demais e acho que Portugal não irá aguentar ficar sem ele."

Andrea Pirlo

"O Pirlo acabou. Já votei muito nele nestas pesquisas que sempre chegam, mas hoje ele não marca, ataca ou lidera. Joga com o nome."

Afonso

"Convoquei o Afonso porque naquela época todos os centroavantes estavam impedidos ou lesionados. E isso ninguém fala."

Imperador

"O Adriano é fantástico, em forma, e não pipoca ou reclama nunca. Leva porrada, levanta e vai para o jogo. Responde ao beque jogando."

Ronaldo de 94

"Em 94, a Nike encheu a mim, Romário, Bebeto e outros de sacolas, bolsas, bolas, uniformes, camisas, chuteiras e tênis, aos montes. Ao Ronaldo, reserva, só deram 1 tênis e 1 chuteira. Aí, o Romário falou ao chefão da Nike: “Se o menino não receber a mesma quantidade, devolvo tudo ou jogo fora.” Na hora, Ronaldo recebeu o que Romário ordenou."

Ronaldo de 2009

"O Ronaldo de hoje? Tô tão feliz quanto ele com seus gols. Ele é grande e aguardemos."

Azedume alheio

"Acho gozado ex-jogador-jornalista xingando o futebol, que o futebol está uma porcaria. Então por que não vão cobrir escrever e falar de vôlei, basquete e natação? E hoje, como jornalistas, ganham mais do que quando jogavam e só veem lados ruins do seu ganha-pão."

Convite para assumir a seleção

"O Ricardo Teixeira me convidou para a seleção pelo telefone e eu estava almoçando com a minha mulher e três filhos. Atendi, ouvi, desliguei e disse que tinha sido convidado para ser técnico da seleção e meu filho de 20 anos deu uma risada “com a piada”. No outro dia, saiu na TV e ele me ligou reclamando: 'Pai e você não me conta'? Ué, contei, mas ontem você não acreditou...

Joel Santana

"Na semifinal, armaram para que eu o abraçasse na hora do hino! Você acha que isso pode? Na hora do hino não quero saber de mais nada, só do meu país e do meu time e o Joel era um africano para mim."

Obviedades

E o comentarista dizendo que a seleção tem que jogar de forma inteligente? Não é óbvio? Mas que inteligente é esse? É do jeito que o cara quer? O Helena? O Falcão?"

Dura na imprensa

"Comentarista-professor de TV tem que ver treino, senão irá sempre se assustar com um gol como aquele do Daniel Alves, 'o lateral que deixou o time torto', como disseram (Nesse momento, Dunga fala em tom de desdém). E tem o PVC, educado, que se desculpou duas vezes pessoalmente depois de críticas públicas. Está errado: tudo tem que ser público ou tudo privado. Ou não tô certo?"

Maior tristeza

"Meu pai estava jogando bola comigo de tão bem de saúde, feliz da vida e no outro dia ele se apagou mentalmente. O Alzheimer dele foi de pronto, de repente, total e não gradual como quase todos os casos. Pobre da minha mãe faz mais de 10 anos... Mas, calado e muitas vezes distante, sofro mais do que ela, a melhor mulher do mundo."

Beckenbauer

E o Beckenbauer não falou na TV e escreveu lá no jornal que a Seleção Brasileira não tinha ataque ? Aí fomos campeões e ele deve ter ficado com cara de tacho depois da Copa das Confederações.

Raiva

Por que jornalista acha que é obrigação falar mal da seleção ? A gente joga mal, perde ou empata é porque nosso time é horroroso e o adversário muito melhor. Aí a gente ganha e eles dizem que o adversário não presta. Ganhamos de grandíssimas seleções e ouvi que Argentina, Portugal e Itália estavam cansados e desmotivados.

É brincadeira....

E o adeus Dungaaaaaaaa..... Sumiu, por quê?

Nenhum comentário: