quarta-feira, 29 de julho de 2009

BMW anuncia que deixará a F1 no final de 2009





Beat Reusser
de Jesus





A BMW publicou um comunicado em seu site oficial anunciando que deixará a Fórmula 1 no fim do ano. Segundo a empresa alemã, a decisão foi muito difícil, mas é uma medida necessária "para o realinhamento estratégico da nossa companhia", disse o presidente, Norbert Reithofer.

No entanto, a montadora informa que continuará envolvida em outras categorias de automobilismo. Segundo a nota, a decisão foi tomada pela diretoria da empresa nessa terça-feira.
Os recursos empregados pela empresa serão dedicados ao desenvolvimento de novas tecnologias e projetos no campo da sustentabilidade, diz o comunicado.

Depois de ser fornecedora de motores até os anos 80, a BMW retornou à F1 como parceira da Williams. Em 2005, a fábrica decidiu deixar o time de Frank Williams e comprou a Sauber, rebatizando o time de BMW Sauber.

Com equipe própria, a BMW disputou 63 Grandes Prêmios, conquistando uma vitória e uma pole position. Neste ano, com metas altas depois de ser terceira colocada em 2008, a marca sonhou em brigar com título, mas os resultados foram modestos, ocupando apenas a oitava posição com oito pontos.

A BMW é a segunda montadora a deixar a categoria em menos de um ano. No fim de 2008, a Honda decidiu sair ao informar que as suas finanças foram afetadas pela crise mundial. Restam agora na categoria a Fiat (dona da Ferrari), Mercedes-Benz (sócia da McLaren), Toyota e Renault.


Nenhum comentário: