quinta-feira, 16 de julho de 2009

Taça Libertadores da América - 2009, Estudiantes é Tetra-Campeão.




Carlos Augusto





Nesta quarta-feira, dia 15/07, foi realizado a decisão da Taça Libertadores da América de 2009. No Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte-MG, diante de 64.800 pagantes e com arbitragem de Carlos Chandía-CHI (FIFA), o time do Cruzeiro recebeu pela partida de volta o Estudiantes da Argentina. A torcida da Raposa até que fez sua parte lotando o estádio e incentivando, mas o time não correspondeu em campo e argentinos do Estudiantes surpreenderam, venceram o Cruzeiro de virada, por 2 a 1, com gols de Fernádez e Boselli, para o cruzeiro marcou Henrique, o qual abriu o placar, e levaram o título da Copa Libertadores pela quarta vez na história.

O primeiro tempo apresentou um Cruzeiro muito nervoso e fugindo de suas características, de toque de bola e movimentação constante dos jogadores do sistema ofensivo. Durante alguns minutos, na metade do primeiro tempo, os cruzeirenses até deram a impressão de que conseguiriam se impor. Foram três boas jogadas. Pelo meio, Wagner deu passe para Wellington Paulista, mas Andújar saiu a tempo. Pela direita, Jonathan recebeu passe de Marquinhos Paraná e cruzou para fraca cabeçada de Ramires. E, pela esquerda, Kléber fez boa jogada e quase encontrou Wagner na pequena área.

Na segunda etapa foi onde tudo aconteceu, logo aos seis minutos, a torcida no Mineirão explodiu de alegria. E graças a uma jogada que o Cruzeiro não havia explorado até então: em uma conclusão de longe. Henrique se deslocou, recebeu passe de Marquinhos Paraná e chutou. A bola desviou em Desábato e fugiu do alcance de Andújar: 1 a 0. Os cruzeirenses ensaiaram um estilo de jogo de maior paciência, tocando a bola na intermediaria de um lado para o outro. Mas a vantagem no placar durou apenas seis minutos. Num descuido da defesa, Cellay recebeu passe pela direita e cruzou à meia altura. Jonathan não alcançou, Fábio saiu em falso, e Fernández - dentro da pequena área - completou para a rede, empatando a partida. Após sofrer o gol, o time do Cruzeiro teve uma queda brusca de rendimento e permitiu que Verón comandasse a reação do time argentino. Com isso, o Estudiantes foi ao ataque e conseguiu o gol da virada aos 27, Verón bateu escanteio do lado direito, Boselli tocou de cabeça no canto esquerdo. Foi o oitavo gol do artilheiro isolado da competição.

A Raposa poderia se igualar ao São Paulo, como brasileiro com mais conquistas, três. Além disso, esta foi a primeira derrota no Mineirão nesta Libertadores. Nos outros seis jogos, foram seis vitórias. Na primeira fase, o próprio Estudiantes havia caído, por 3 a 0. O time argentino conquistou sua quarta taça, sendo que a última vez foi em 1970, portanto, há 39 anos. Com isso pelo terceiro ano consecutivo, um clube brasileiro perde a decisão do torneio continental em casa. Em 2007, o Boca Juniors levou a melhor sobre o Grêmio, no Olímpico, e no ano passado o Fluminense perdeu o título para a LDU, nos pênaltis, no Maracanã.

Campeão em 1976 e 1997, o Cruzeiro já havia sido derrotado na decisão de 1977 pelo Boca. O time agora terá de recuperar o ânimo e se concentrar no Brasileirão , no qual ocupa a parte de baixo da tabela de classificação.

Já o tetracampeão Estudiantes, que havia levado o caneco em 1968, 1969 e 1970, representará a América do Sul no Mundial de Clubes, a ser disputado de 9 a 19 de dezembro nos Emirados Árabes. O seu principal concorrente será o Barcelona.
















Carlos Augusto radialista na cidade de Ilhéus - Ba.

Nenhum comentário: