domingo, 26 de julho de 2009

BRASIL É OCTACAMPEÃO DA LIGA MUNDIAL!!





Beat Reusser de Jesus







Para a seleção brasileira, a final da Liga Mundial de 2005 é inesquecível. Uma vitória de virada sobre a Sérvia, que jogava em casa. A decisão foi reeditada neste domingo. Com o mesmo local, na Beogradska Arena, e resultado: 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 25/23, 25/22, 23/25 e 15/12. No entanto, o fato memorável desta vez ficou por conta da conquista do oitavo título na competição. A renovada equipe de Bernardinho não se deixou abater com os bizarros erros da arbitragem e chegou de forma brilhante ao primeiro triunfo.


Com isso, o Brasil iguala a Itália em recorde de títulos conquistados na Liga Mundial. Antes da conquista de 2009, a Seleção venceu em 1993, em 2001, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007. Assim, a equipe verde e amarela recupera a hegemonia na competição.










No confronto deste domingo contra a Sérvia, o Brasil teve muito trabalho para parar Miljkovic, que não deu chances à defesa brasileira na primeira parcial. O levantador Grbic colocava praticamente todas no experiente jogador.

Mas, a partir do segundo set, a defesa e o bloqueio, fundamentos essenciais da equipe brasileira durante toda a campanha na Liga Mundial, começaram a funcionar. A seleção ganhou o controle da partida e caminhou rumo à conquista em Belgrado.

Mesmo com os erros de arbitragem (no quarto set, após ser chamado pelos integrantes da mesa, o juiz teve que voltar atrás em um ponto e computá-lo a favor do Brasil), que tirou alguns pontos importantes da seleção brasileira durante toda a partida, a seleção imprimiu um ritmo forte e conseguiu parar Miljkovic em pontos decisivos, para vencer a segunda parcial.

No terceiro set, o domínio brasileiro foi total e a Sérvia só chegou um pouco mais perto no marcador quando a vitória do Brasil já estava quase garantida. O quarto set foi mais equilibrado e polêmico. O time de Bernardinho se desconcentrou na hora decisiva e permitiu o empate.

No quinto e decisivo set, a seleção brasileira chegou a estar perdendo por três pontos de diferença, mas aplicou uma virada espetacular sobre o adversário e garantiu a conquista da Liga Mundial. Giba fez o ponto do título.


Nenhum comentário: