quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mundial de Esportes Aquáticos 2009 em Roma





Beat Reusser
de Jesus








Phelps se redime e fatura ouro nos 200 m borboleta

Após três dias de incerteza e decepção em Roma, Michael Phelps voltou a ser Michael Phelps. Nesta quarta-feira, o americano sobrou nos 200m borboleta, ganhou o ouro e quebrou o recorde mundial com 1m51s51. Ao sair da piscina, o fenômeno levantou os braços para torcida e, pela primeira vez no Mundial de Esportes Aquáticos, abriu o sorriso sem constrangimento.


O brasileiro Kaio Márcio começou mal a prova, mas se recuperou e terminou em quarto lugar, batendo na trave na disputa por um lugar no pódio. A prata ficou com o polonês Pavel Korzeniowski (1m53s23) e o bronze foi do japonês Takeshi Matsuda (1m53s32), que tinha marcado o melhor tempo das eliminatórias.

O antigo recorde mundial também era de Phelps (1m52s03), obtido nas Olimpíadas de Pequim. Foi a primeira medalha de ouro individual do nadador em Roma - antes, tinha vencido o revezamento 4x100 m e conquistado a prata nos 200 m livre.


Felipe França leva a medalha de prata nos 50m peito

O nadador Felipe França quebrou um tabu de 15 anos ao conquistar a prata dos 50 m peito, nesta quarta-feira. O Brasil não levava uma medalha em provas de piscinas do Mundial de Esportes Aquáticos desde 1994, quando ficou com dois bronzes na edição também realizada em Roma, na Itália.

Na final da prova, mais uma vez o sul-africano estava no meio do caminho. A exemplo do que tinha acontecido nas semifinais, Felipe não conseguiu superar Cameron Van Der Burgh, que levou o ouro e bateu novamente o recorde mundial, com 26s67. Ainda assim, a prata do brasileiro, com 26s76, tem sabor de vitória e marca a primeira vez em que a bandeira do país aparece em uma cerimônia de premiação na piscina do Foro Itálico.

O bronze ficou com Mark Gangloff, dos Estados Unidos, com 26s86. O brasileiro João Júnior terminou em oitavo lugar, com o tempo de 27s31.

O Brasil soma duas medalhas no Mundial – a outra foi em mar aberto, o bronze histórico de Poliana Okimoto na maratona aquática.

Nenhum comentário: