sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Toque de Nutrição







João Paulo Garcia - Triatleta


Arco - Íris de Nutrientes
Pratos coloridos são as melhores opções para driblar os radicais livres.

Quem não ouviu dizer que consumir frutas, verduras e legumes é importante? Todos já sabem que alimentos de origem vegetal são fontes absolutas de vitaminas e minerais, além de oferecerem poucas calorias e muita fibra. Isso é um fato. Entretanto, além destes benefícios, alimentos coloridos contêm diferentes combinações d substâncias conhecidas como antioxidantes e outros compostos bioativos fundamentais para a saúde.

As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos naturais. Além de tornar o prato mais atraente pelo colorido, os pigmentos protegem o organismo de algumas disfunções e podem retardar o envelhecimento natural de pele e tecidos.
Por mais que a maioria das pessoas só associe laranja com vitamina C e banana com potássio, cada vegetal contém grande variedade de nutrientes e substancias com funções específicas para saúde.

Por exemplo, tomates contem licopeno – substância que dá cor vermelha e tem ação antioxidante. Já o espinafre contribui com o antioxidante luteína. Estes antioxidantes neutralizam os radicais livres – moléculas instáveis que ao entrar em contato com o oxigênio podem desestruturar a membrana celular – o que ocasiona o envelhecimento e disfunção de algumas células. O betacaroteno – que torna cenouras, mangas e abóboras alaranjadas é convertido pelo organismo em vitamina A participa da divisão e multiplicação das células.

Desta maneira, fica evidente que consumir vegetais e frutas de diferentes cores, preparadas de forma atraente e criativa, como saladas, refogados, assados, sucos e sopas podem promover mais benefícios à saúde.



(clique nas fotos)
Fonte: Revista MI Muscle In Form ano:10 - Ed: 08.

Um comentário:

ღMirian Novaesღ disse...

Muito interessante as dicas de nutrição. Amo ocê!