sexta-feira, 10 de julho de 2009

Natação Internacional






João Paulo Garcia







Michael Phelps renasce com recorde arrebatado ao eterno rival



O nadador norte-americano Michael Phelps regressou quinta-feira aos grandes resultados, depois de bater o recorde mundial dos 100 metros em mariposa, após seis meses de paragem.



O meio ano fora das piscinas (três meses de férias e outros três de suspensão, por consumo de marijuana) não confirmou os prognósticos dos mais pessimistas, que já previam o fim da carreira do atleta que mais medalhas de ouro ganhou (oito) numa só edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim'2008.

Phelps respondeu quinta-feira aos cépticos com um novo recorde mundial (o 27.º da carreira), na especialidade dos 100 metros mariposa, com o tempo de 50,22 segundos, que retirou 18 centésimos à anterior marca, que pertencia ao seu compatriota Ian Crocker desde 2005 (22,40).

"Voltei a mostrar que quando ponho uma coisa na cabeça consigo alcançar os meus objectivos. Sinto-me muito feliz por ter conseguido esta marca", confessou Phelps no final da prova dos Campeonatos dos Estados Unidos, que decorrem em Indianapolis (Indiana).



O triunfo e o recorde de Phelps ganhou mais significado por terem sido alcançados numa corrida emocionante ao lado de Crocker, que desaproveitou uma viragem desastrada do seu adversário directo, depois de ter sido mais rápido, como é habitual, nos primeiros 50 metros.

"Crocker sempre foi muito mais rápido do que eu nos primeiros 50 metros. Já estava à espera disso, mas felizmente consegui voltar a ser melhor na segunda metade da prova", reconheceu, aliviado, Michael Phelps.

Phelps e Crocker já figuram na história da modalidade nesta distância, pois tem sido nos 100 metros mariposa que têm protagonizado dos maiorres frente-a-frenteEm 2003, durante os Mundiais de Barcelona, Phelps foi recordista mundial da distância por apenas um dia, já que Crocker arrebatou logo a seguir o tempo ao seu adversário, batendo por mais duas vezes o recorde, a última delas há quatro anos e que agora foi novamente recuperada por Phels.

Nenhum comentário: