sexta-feira, 3 de julho de 2009

Wimbledon 2009, semifinais homens





Beat Reusser
de Jesus






Federer vai à final de Wimbledon pelo sétimo ano consecutivo

Roger Federer dominou a partida contra o freguês alemão Tommy Haas e, por 7/6, 7/5 e 6/3, garantiu sua vaga em mais uma final do Torneio de Wimbledon. A nona vitória seguida sobre o rival coloca o suíço no livro de recordes como primeiro tenista a alcançar sete finais consecutivas no All England Club desde 1922.

No domingo, Federer disputará sua 20ª final de Grand Slam, outra marca jamais alcançada. Até esta sexta-feira, ele dividia o recorde com o tcheco naturalizado americano Ivan Lendl, que somava 19 decisões em torneios deste porte.

Pentacampeão em Wimbledon (2003-2007), o atual número 2 do mundo tentará seu sexto título diante do americano Andy Roddick (6). Se levantar o troféu mais uma vez, Federer voltará à liderança do ranking, já que o número 1 do mundo, Rafael Nadal, não defendeu seu título em Wimbledon por causa de tendinite nos dois joelhos.

A vitória sobre Haas, décima em 12 jogos contra o alemão, não veio com facilidade, mas Federer não cedeu um break point sequer esteve ameaçado em momento algum da partida. Em um primeiro set equilibrado, sem chances de quebra, Federer foi mais estável no tie-break e levou a melhor.

O primeiro break point do suíço veio no décimo game do segundo set, mas Haas se salvou bem com um belo saque. Dois games depois, entretanto, o alemão não resistiu e cedeu a quebra, que significou a vitória no segundo set para Federer.

A terceira parcial não foi muito diferente. Haas manteve o jogo equilibrado até o oitavo game, em que conseguiu salvar quatro break points antes de sucumbir e, com um slice na rede, ceder a quebra derradeira. Com o saque, o número 2 do mundo confirmou o favoritismo e garantiu sua vaga na final.





Nenhum comentário: