quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Aberto da Austrália 2010 - Quartas de final




Beat Reusser
de Jesus








Federer vira de maneira incrível, bate Davydenko e passa à semi

Quem viu Nikolay Davydenko dominar o primeiro set e a metade do segundo, não conseguiria imaginar a mudança radical que tomaria seu duelo com Roger Federer. O número 1 do mundo venceu 13 games seguidos, virou o jogo e eliminou o russo no Aberto da Austrália. O jogo teve parciais de 2/6, 6/3, 6/0 e 7/5, em 2h36m.

Com esse resultado, Federer garantiu por mais uma semana o posto de número um do mundo e está na 268ª semana como líder da ATP, igualando, assim, o americano Jimmy Connors. O suíço também bateu seu recorde pessoal em semifinais de Grand Slam, agora com 23 consecutivas.

Davydenko arrasou no primeiro set e teve um 15-40 para sacar em 4/1 no segundo. Porém, perdeu as duas chances com erros não forçados e de forma inesperada começou a se complicar no serviço.

Sem confiança, deu espaço para o crescimento de Federer, que faturou 13 games seguidos até abrir 2/0 no quarto set. A partir daí, o suíço se acomodou e, cauteloso, viu o russo ressurgir - após a virada para 4/3, chegou a ter um triplo break point, salvos todos com excelentes primeiros serviços.

Embalado, o número um do mundo obteve a quebra que lhe deu a grande chance de vencer a partida. Porém, nem um 30-0 nem um match-point foram suficientes para barrar as grandes devoluções de Davydenko, que forçou a igualdade: 5/5. Porém, novamente o sexto colocado do ranking perdeu terreno e, depois de se livrar de três ameaças ao seu saque, não resistiu.

Enfim, Federer não desperdiçou sua segunda oportunidade com o saque na mão e, aproveitando-se das bolas novas, não sofreu mais pontos até vibrar muito ao efetuar uma passada. Essa foi a sua 36ª winner na partida. Ao final, terminou ainda com 43 erros não forçados, 17 no primeiro set.


Tsonga vence revanche contra Djokovic e encara Federer

Com um tênis arrojado e preciso, Jo-Wilfried Tsonga desbancou Novak Djokovic e conquistou uma vaga nas semifinais do Australian Open. Após deixar o sérvio abrir 2 sets a 1, o francês número 10 do mundo deu um show em quadra, virou a partida e saiu de quadra com a vitória por 3 a 2. As parciais do jogo, que durou 3h52m, foram de 7/6, 6/7, 1/6, 6/3 e 6/1.

O triunfo teve sabor de revanche para Tsonga, que caiu diante de Djokovic por 3 sets a 1 na final da edição de 2008 do Aberto da Austrália. Foi ainda a quinta vitória do francês em sete jogos contra o rival.

Com o resultado, Tsonga ainda mantém vivo o sonho de quebrar o jejum de títulos francês em Grand Slam que dura desde 1983, quando Yannick Noah ganhou Roland Garros. Para cumprir a ousada meta, porém, precisará superar Roger Federer.


Serena vence jogo quase perdido

A americana Serena Williams venceu a bielorrussa Victoria Azarenka de virada por 2 sets a 1, parciais 4/6, 7/6 e 6/2 e garantiu presença na semifinal do Aberto da Austrália.

Serena não teve facilidades na partida. Após vencer o primeiro set, Azarenka liderou a segunda parcial por 4/0 e o tie-break por 3-1, mas acabou permitindo a reação da atual campeã do torneio.

"Eu estava perdendo por 4/0 e pensei que não tinha mais anda a perder. Simplesmente comecei a fazer meus golpes", ressaltou a americana.


Na Li elimina Venus

A chinesa Na Li venceu a americana Venus Williams por 2/6, 7/6 e 7/5/ e chegou à semifinal do Aberto da Austrália pela primeira vez em sua carreira.

O jogo desta quarta, que durou 2h47, foi cheio de erros não forçados, 110 no total. Houve 17 quebras de serviço, nove vencidas pela chinesa e oito pela americana.

A vitória de Na Li representa um marco histórico para a China, que pela primeira vez em sua história tem duas representantes nas semifinais de um Grand Slam.

Nenhum comentário: