quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Copa Africana de Nações - Semifinais




Beat Reusser
de Jesus





Egito se vinga, atropela Argélia e busca tri

O Egito mostrou uma vez mais toda a sua força na disputa da Copa Africana de Nações (CAN). Maior campeão da história do torneio, com seis conquistas, o país se classificou para a decisão da edição 2010 com uma vitória por 4 a 0 sobre a Argélia, em Benguela, Angola. Hosny, Zidan, Abdul-Shafi e Gedo marcaram os gols.

A partida desta quinta foi equilibrada até os 39 minutos da etapa inicial. Foi quando Halliche, da Argélia, fez pênalti em Meteab e levou o segundo cartão amarelo. Hosny bateu com paradinha e pôs os egípcios em vantagem, tanto no placar como no número de homens em campo.

Na etapa final, o Egito não teve trabalho para matar o jogo. Tocando bem a bola, os faraós fizeram o segundo com Zidan, aos 20 minutos. Pouco depois, foi a vez de Belhadj ser expulso no lado argelino, por falta violenta.

Com dois a mais, os faraós passearam. Abdul-Shafi fez 3 a 0, aos 36, em chute quase sem ângulo pelo lado esquerdo. O goleiro da Argélia, Chaouchi, foi o terceiro expulso, aos 42. Houve tempo para o golpe de misericórdia, com Gedo, em chute rasteiro.


Gana vence Nigéria e garante vaga na final

Em um duelo entre duas seleções que estão garantidas no Mundial de 2010, o time de Gana levou a melhor sobre o da Nigéria, venceu por 1 a 0 e se garantiu na final.

Mesmo sem a estrela Essien, que nem estreou na CAN, a seleção de Gana dominou todo o primeiro tempo e, merecidamente, abriu o placar no estádio 11 de novembro, em Luanda, aos 21 minutos do primeiro tempo com o atacante Gyan.

No segundo tempo, a Nigéria pressionou de modo intenso e desperdiçou várias oportunidades, principalmente com o atacante Oba Oba Martins. O jogador do Wolfsburg ficou frente a frente com o goleiro Kingson pelo menos duas vezes, mas acabou sendo parado pelo arqueiro ganês, que sofreu apenas um gol em toda Copa Africana de Nações.

Nenhum comentário: