domingo, 31 de janeiro de 2010

Federer conquista seu quarto título na Austrália




Beat Reusser
de Jesus







O suíço Roger Federer derrotou o escocês Andy Murray por 6/3, 6/4 e 7/6 (13/11) na final do Aberto da Austrália e conquistou seu quarto título no torneio.

Foi a quinta final de Federer em Melbourne e sua 22ª em um torneio de nível Grand Slam - um recorde absoluto. E é seu 16° título em um torneio de Grand Slam.

O jogo

No primeiro set, Federer quebrou o serviço de Andy Murray logo no primeiro serviço deste. O escocês contratacou e imediatamente fez o rebreak contra o suíço. A partida continua disputadíssima e de alto nível.

Quatros vezes Federer esteve em desvantagem quando sacava, sofreu uma quebra de serviço, mas conseguiu virar o jogo nas outras três vezes. Quando o placar apontava 2/2, o suíço teve de impedir três bolas de jogo de Murray, antes de conseguir o 3/2.

O ponto decisivo do primeiro set veio num retorno aos 4/3, quando Federer preparou e aproveitou uma nova chance de quebrar o serviço, após um belíssimo retorno.

Segundo set

A derrota no primeiro set parecia preocupar Murray. Logo no início do segundo, ao placar de 1/1, ele entregou seu serviço a Federer sem marcar pontos. Deste vez, o suíço não lhe chance para o rebreak e abriu uma vantagem de 3/1 no marcador.

Na sequência, número 1 do mundo jogou um tênis quase perfeito. Federer concentrou-se no seu saque e ao contrário do primeiro set, não cedeu nenhuma quebra de serviço ao adversário, que também não jogava mal.

Terceiro set

Federer começou terceiro set fraco e teve dificuldades para impedir a quebra de seu primeiro serviço. A cota de erros do suíço aumentou e ele permitiu que Murray abrisse uma vantagem de 5 a 3 no placar.

Na hora em que poderia fechar o set por 6/3, o escocês tremeu nas pernas e Federer quebrou seu serviço para marcar 5/4. Na sequência, o suíço empatou e levou o jogo para um dramático tie-break, que ele venceu por 13/11.

Retrospectiva


Federer venceu o Aberto da Austrália em 2004, 2005, 2007 e 2010, e foi vice-campeão no ano passado, quando perdeu a final para o espanhol Rafael Nadal, e depois chorou amargamente.


Além disso, o tenista suíço tem em seu currículo uma vitória em Roland Garros (2009), seis em Wimbledon (2003-2007 e 2009) e cinco no US Open (2004-2008).

Foi a oitava final consecutiva de Federer em um torneio "major". Nos últimos 19 torneios de nível Grand Slam, ele chegou 18 vezes à final. Das 22 finais "major" que disputou até hoje, Federer venceu 16. O 16° título de Grand Slam de sua carreira é mais um recorde absoluto. Pete Sampras, já aposentado, é quem mais está perto do recorde de Federer, com 14 taças.

Nenhum comentário: