terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Regra vai obrigar 10 primeiros do grid a iniciarem GPs com mesmos pneus




Beat Reusser
de Jesus




Uma mudança importante pode interferir decisivamente nos treinos de classificação da temporada 2010 da F1. As equipes chegaram em um comum acordo para que os dez primeiros das sessões classificatórias comecem as corridas desse ano com os mesmos pneus usados na atividade que define o grid de largada, da terceira parte do treino (Q3). A informação é do site da revista inglesa “Autosport”.

A novidade deve causar mudanças para as equipes nos treinos classificatórios. Os pilotos poderão optar por não marcar tempos tão rápidos no Q3 para utilizarem pneus mais resistentes e não sofrerem no primeiro trecho, quando o carro estará muito pesado. Quem arriscar utilizar um mais rápido, mas menos resistente, pode largar à frente mas ter o desempenho comprometido na corrida.

Segundo fontes ouvidas pela “Autosport”, essa foi uma maneira encontrada para melhorar a competição. Os times acreditam que, com a nova regra, todos terão táticas diferentes, o que deixará os GPs mais empolgantes.

A mudança ainda precisa ser aprovada pela Comissão da F1 e pelo Conselho Mundial da FIA na semana que vem. Porém, há o consenso de que isso será uma mera formalidade.

Nenhum comentário: