
Beat Reusser
de Jesus

Espanha derrota o Iraque por apenas 1 a 0 e já se classifica
A Espanha conseguiu superar a retrancada seleção do Iraque, nesta quarta-feira, em Bloemfontein, pela segunda rodada da Copa das Confederações. Apesar do placar magro de 1 a 0, no Estádio Free State, os atuais campeões europeus garantiram classificação antecipada para a fase semifinal do torneio que serve de teste para a Copa do Mundo de 2010.
O Iraque entrou em campo com a mesma proposta da primeira rodada. O time do técnico sérvio Bora Milutinovic adotou uma postura completamente defensiva, com duas linhas de quatro defensores cada para dificultar a aproximação dos espanhóis. A última linha muitas vezes tinha seis atletas protegendo a grande área.

Os atuais campeões europeus, que tinham como objetivo abrir o placar nos primeiros minutos para minar o esquema retranqueiro do Iraque, encontraram dificuldades para armar suas jogadas. A seleção do técnico Vicente del Bosque abriu poucas jogadas pelas pontas no primeiro tempo, o que prejudicou as possibilidades de finalização.
A única chance iraquiana na primeira etapa saiu dos pés do único atacante. Depois de um chutão para frente, o zagueiro espanhol Pique tinha a possibilidade de deixar a bola passar para o goleiro Casillas, mas preferiu cabecear. A bola foi mal afastada e acabou nos pés de Abdul Zahra, que chutou no meio do gol, facilitando a defesa.

Aos 24min, David Villa finalizou de primeira, num belo lance, o cruzamento da direita do ataque. A bola passou rente à trave e balançou a rede pelo lado de fora, arranco grito de gol de muitos torcedores. Seis minutos depois, Cazorla soltou um chutão de longe. A boa passou perto, bateu na placa de publicidade e balançou a rede por fora. Novo grito equivocado de gol.
A última boa chance espanhola no primeiro tempo saiu aos 40min. Xavi tentou aproveitar cruzamento de falta na área, mas a bola bateu em Majeed. O goleiro foi ágil para fazer a defesa e livrar o companheiro do primeiro gol contra da competição.

Apenas dois minutos mais tarde, bola levantada na área, desta vez da esquerda do ataque. Xavi achou David Villa sozinho no primeiro pau. A zaga iraquiana só olhou o atacante espanhol cabecear no canto oposto e inaugurar o placar.
Por pouco Xabi Alonso não ampliou aos 13min. O meio-campista recebeu cruzamento rasteiro de escanteio, na entrada da área, e soltou a bomba. Kassid salvou novamente. Aos 24min, o goleiro iraquiano não teria chance. Novo chute de Xabi Alonso de longe e a bola passa muito perto do ângulo esquerdo. Seria um golaço.

Foi vez de a torcida entrar em ação. Formada na maioria absoluta por sul-africanos, os fãs passaram a cantar e fazer coreografias sem parar. Até o fim do jogo. No ponto alto da excitação das arquibancadas, aos 33min, David Silva - substituto de Cazorla - invadiu livre a área e chutou de primeira. Kassid fez mais uma bela defesa.
O chute de longe passou a ser a melhor arma da Espanha. O último a tentar foi com perigo foi Sergio Ramos. O tiro do defensor passou raspando o travessão. Mas a missão já estava cumprida. Retranca furada com êxito apenas uma vez. Mas classificação já garantida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário