quarta-feira, 24 de junho de 2009

FIA e Fota chegam a acordo e "F1 paralela" é arquivada




Beat Reusser
de Jesus





Segundo Max Mosley, FIA e Fota chegaram a um acordo na reunião do Conselho Mundial, em Paris, nesta quarta (24). O ponto principal para o acerto foi a desistência de se reeleger por parte do dirigente máximo do automobilismo.


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Associação de Escuderias de Fórmula 1 (Fota), em conflito há várias semanas, anunciaram nesta quarta-feira um acordo que acaba com o projeto de criar um campeonato paralelo em 2010.

O dirigente saiu como o grande derrotado do encontro em Paris, onde ficou definido que o regulamento da F1 desta temporada será mantido para a próxima e que ele deverá encerrar em outubro um período de 18 anos como presidente da entidade.

"Não acontecerá uma separação, teremos um único campeonato em 2010. Chegamos a um acordo sobre a redução dos custos", declarou Max Mosley, presidente da FIA, ao fim de uma reunião do Conselho Mundial da entidade, em Paris, sem especificar se o teto orçamentário será implantado ou não na F1.

Com a decisão, a F1 como conhecemos atualmente, com equipes como Ferrari, McLaren e Renault no grid, deve seguir da mesma forma no ano que vem. Após o ajuste, a entidade confirmou 13 times na próxima temporada.

Desta forma, o grid da principal categoria do automobilismo contará com 26 carros em 2010. Com o acordo, os dez times que participam da edição deste ano foram mantidas. Das nove novas equipes que pleitearam inscrição, foram escolhidas a USF1, Manor e Campos.



Nenhum comentário: