quinta-feira, 18 de junho de 2009

Copa das Confederações 2009





Beat Reusser
de Jesus








Egito derrota a favorita Itália

O time do Egito se transformou definitivamente na grande surpresa dessa edição da Copa das Confederações. Depois de dar muito trabalho ao Brasil na estreia, os africanos foram os responsáveis pelo primeiro tropeço da seleção italiana na competição, ao baterem os europeus por 1 a 0, no Ellis Park, em Johannesburgo, nesta quinta-feira.

O grande nome da equipe egípcia foi o goleiro El Hadary, que fez no mínimo três grandes defesas na partida e garantiu a primeira vitória da sua seleção no torneio.

Com o resultado, a vida da atual campeã do mundo se complicou no Grupo B da competição. Com os mesmos três pontos do Egito, os italianos precisam derrotar o Brasil na última rodada e torcer por um tropeço dos africanos contra os Estados Unidos.

A vitória egípcia também não garantiu o Brasil na próxima fase da Copa das Confederações. Se perder para Itália por três gols de diferença e o Egito derrotar os Estados Unidos por uma diferença de no mínimo dois gols, a Seleção Brasileira pode sair da competição. Porém, se empatar com os italianos, a equipe de Dunga avança como primeiro lugar do grupo.

A partida começou bastante parada e a primeira chance de perigo só aconteceu aos 11min. Em cobrança rápida de escanteio, Pirlo ajeitou para De Rossi, que deu bela enfiada de bola para Rossi, livre. O atacante dominou, mas chutou por cima do gol.

Com apenas Zidan no setor ofensivo, o Egito parava nos pés de Cannavaro e Chiellini e não conseguia chegar com perigo ao gol de Buffon. A Itália chegou novamente aos 23min. Quagliarella avançou pelo meio e tocou para Iaquinta. O atacante arriscou um chute despretensioso, de longe, e quase enganou El Hadary.

O time italiano seguiu dando trabalho. No minuto seguinte, Rossi arriscou da entrada da área e o goleiro egípcio espalmou com a ponta dos dedos para escanteio.

Aos poucos, o Egito foi aproveitando o cansaço do time italiano para chegar com perigo. Aos 37min, Aboutrika lançou para Shawky, o meia se atrapalhou na entrada da área e chutou em cima da zaga.

O lance acordou de vez a equipe egípcia, que começou a se mandar para o ataque. Rabbou arriscou de fora da área e Buffon raspou na bola para colocar para escanteio. Na cobrança, Aboutrika colocou na cabeça de Homos, que sozinho cabeceou para o fundo das redes.

No segundo tempo, o time egípcio voltou com a estratégia de explorar os contra-ataques e deixou a Itália aparecer com perigo na sua defesa.

Aos 8min, Quagliarella deu belo passe de três dedos para Iaquinta, no meio dos zagueiros. Frente a frente com El Hadary, o italiano chutou em cima do goleiro, perdendo chance incrível.

Os italianos chegaram novamente bem em um lance de bola parada. Aos 16min, Pirlo bateu falta com muita categoria no canto esquerdo e a bola passou raspando a trave.

A Itália seguia pressionando, mas parava na falta de pontaria de Iaquinta. Aos 24min, o atacante recebeu grande passe de Zambrotta, mas novamente chutou em cima de El Hadary.

Os italianos continuaram parando no goleiro egípcio, que fez mais duas grandes defesas nos minutos finais da partida, em chutes de Montolivo, à queima-roupa, e Iaquinta, que perdeu sua terceira chance no jogo. O atacante ainda teve sua quarta oportunidade na partida, quando acertou o travessão dos egípcios, para desespero de Marcelo Lippi do lado de fora do campo.






Nenhum comentário: