domingo, 21 de junho de 2009

Na etapa de Iowa, Dario Franchitti venceu e Hélio Castroneves ficou em sétimo.




Carlos Augusto





Foi realizado neste domingo, dia 21/06, a sétima etapa do mundial de Formula INDY, o GP de Iowa. Dario Franchitti optou por uma estratégia conversadora neste domingo (21) em Iowa e deixou para o final o verdadeiro desempenho da Ganassi. E foi na última parada de boxes que o escocês começou a desenhar a vitória no oval curto de Newton, quando superou o rival Ryan Briscoe piloto da Pensky. Ambos se livraram das confusões do começo da prova e travaram uma dura batalha pelo primeiro posto da metade da prova para frente. Hideki Mutoh, outro que também passou ileso pelos diversos acidentes, obteve a terceira colocação.

Nas 250 voltas previstas na programação, para o oval curto de Newton, houve muitos acidentes e seis bandeiras amarelas. O pole, Hélio Castroneves na 18ª volta bateu na roda traseira esquerda de Scott. O incidente causou a segunda bandeira amarela na pista, por causa dos detritos dos dois carros. Apesar do acidente, os dois competidores conseguiram se manter na prova. Foram aos boxes, fizeram os reparos e voltaram à disputa, mas longe da briga pela vitória. Dixon retornou na 14ª colocação, enquanto Castroneves voltou na 15ª colocação.

Na volta de numero 50, foi a vez de Raphael Matos e Mário Moraes provocarem a quarta interrupção. Matos rodou na curva 1 e Moraes para não bater no compatriota, desviou e acabou tocando no muro. Fim de prova para ambos.

O baiano Tony Canaan que teve a liderança caindo em suas mãos, sob comandar as ações sem sobressaltos até a 106ª volta, quando teve de parar para a troca de pneus e o reabastecimento. Mas a prova não era de Tony, apesar do domínio apresentado nas 43 voltas anteriores. O brasileiro escapou no giro seguinte e bateu, abandonando a corrida.

O piloto Dario Franchitti na volta de numero 200, onde teve a ultima parada nos boxes, assumiu a liderança até a bandeirada, ficando em segundo Ryan Briscoe, chegando em terceiro Hideki Mutoh da Andretti Green, Dan Wheldon cruzou em quarto, seguido por Dixon, Scheckter e Castroneves. Mike Conway, Patrick e Ed Carpenter completaram os dez primeiros.




A oitava etapa da Formula - INDY, será no próximo final de semana, dia 27/06, com o GP de Richmond.

Carlos Augusto radialista na cidade de Ilhéus - Ba.

Nenhum comentário: