domingo, 21 de junho de 2009

Copa das Confederações 2009





Beat Reusser
de Jesus








Brasil humilha a Itália e enfrentará sul-africanos na semi

Oito minutos. Foi o tempo que o Brasil precisou para acabar com a Itália, neste domingo, no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, pela última rodada da fase classificatória da Copa das Confederações. Entre os 36min e 44 min do primeiro tempo, a Seleção fez os 3 a 0. Dois de Luís Fabiano e um contra de Dossena. Fora o show. Os italianos, atuais campeões mundiais, foram humilhados em campo e acabaram eliminados.

Com 100% de aproveitamento na primeira fase - vitórias também sobre Egito (4 a 3) e Estados Unidos (3 a 0) -, o Brasil avançou para a semifinal como primeiro colocado. Agora, terá pela frente os sul-africanos.

Neste domingo, o técnico Dunga decidiu manter três das quatro alterações realizadas entre a estreia e a segunda rodada. Maicon, André Santos e Ramires foram novamente titulares, enquanto Juan voltou na vaga de Miranda. Ramires foi o maior destaque, comeu a bola. Juan sentiu lesão e deu lugar a Luisão ainda no primeiro tempo.

Marcello Lippi armou a Itália com dois atacantes de área: Luca Toni e Iaquinta. Sorte do Brasil. Com os dois jogadores parados na frente, a Seleção conseguiu tocar a bola e teve o domínio da partida durante todo o primeiro tempo.

Logo aos 6min, Ramires recebeu de Luís Fabiano e chutou na trave, desperdiçando a primeira boa chance do Brasil. A equipe continuou marcando com eficiência e levando perigo nos rápidos contra-ataques.

Aos 23min, a Seleção perdeu Juan, machucado, que foi substituído por Luisão. A Itália chegou apenas uma vez com perigo em chute por cima de Camoranesi. Na seqüência, Lúcio carimbou a trave adversária e quase abriu o placar.

O gol era uma questão de tempo. E ele veio aos 36min, após um chute sem direção de Maicon. Luís Fabiano, no meio do caminho, dominou e bateu no canto de Buffon. A Itália mudou o time. Entrou Rossi no lugar de Iaquinta para dar mais agilidade ao ataque.

Mas de nada adiantou. Aos 42min, Luís Fabiano começou a jogada e tocou para Robinho, que encontrou Kaká na esquerda. O craque do Real Madrid cruzou, Robinho não chegou e Luís Fabiano tocou com categoria para marcar seu terceiro gol na competição.

Dunga ainda comemorava quando, aos 44min, Robinho foi lançado na ponta esquerda. O atacante carregou a bola, viu Ramires sozinho na área e cruzou, mas Dossena tentou cortar e marcou gol contra. 3 a 0 Brasil.

A Itália voltou para o segundo tempo com Pepe. A equipe criou mais e teve algumas chances de descontar, mas Júlio César mostrou segurança em chutes de Rossi, Pirlo e Gilardino.

Quando o goleiro saiu errado da área, Luisão se esticou todo para evitar um gol que parecia certo de Pepe. O Brasil apenas tocou a bola, esperou o tempo passar e teve mais uma boa chance nos pés de Kaká, que chutou para fora.

Nota importante. Foi a sexta vitória seguida da Seleção, entre jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010 e da Copa das Confederações. Foi também a sétima vitória brasileira no histórico de confrontos os italianos - com ainda dois empates e cinco derrotas.


EUA "renascem" e vão à semifinal da Copa das Confederações

Os Estados Unidos surpreenderam e se classificaram para as semifinais da Copa das Confederações ao derrotar o Egito por 3 a 0. Empatado em pontos com Itália e Egito, os Estados Unidos superam os africanos no saldo de gols (-3 contra -4) e os italianos no número de gols pró (4 contra 3).

O primeiro gol dos Estados Unidos saiu em uma jogada inusitada. Aos 21min do primeiro tempo, Altidore recebeu na ala direita e cruzou para área. A bola ia para as mãos de El Hadari, mas uma sequência de golpes de seus próprios companheiros, todos na cara, resultou no gol dos Estados Unidos.

Ao cair para fazer a defesa, El Hadari se chocou com o Fathi, que o acertou na cara. A bola espirrou pela linha de fundo e Hani, ao disputar a bola com Davies dando uma joelhada no rosto do goleiro. O terceiro golpe veio no chute do americano, que sem ângulo usou o goleiro para desviar a trajetória da bola.

Depois do lance, o jogo ficou parado por cinco minutos para o goleiro receber atendimento médico. Ele voltou para o jogo com um curativo na cabeça. O curativo, aliás, durou pouco na cabeça do goleiro. No lance seguinte do ataque dos EUA, o goleiro saiu nos pés de Donovan e se atrapalhou todo com a proteção, dispensada para o restante do jogo.

Melhor em campo, o time norte-americano já merecia a vitória e também um saldo melhor. Mas pecava na hora de finalizar. E a vaga só ficou mais palpável no segundo tempo.

Defendendo-se e apostando nos contra-ataques, os Estados Unidos conseguiram o segundo gol depois de boa arrancada de Bradley. Aos 17 min, o filho do técnico Bob Bradley arrancou da intermediária e fez tabela com o capitão Donovan antes de bater para o gol da marca do pênalti. Oito minutos mais tarde, o gol da classificação: em cruzamento de Spector, Dempesey, mesmo desequilibrado, escorou de cabeça e marcou o terceiro.



Semifinais

24/06 - 15:30 Espanha x Estados Unidos
25/06 - 15:30 Brasil x África do Sul






Nenhum comentário: