quarta-feira, 24 de junho de 2009

Copa das Confederações 2009





Beat Reusser
de Jesus







Espanha perde após 35 partidas e americana vai à final

A hegemonia de 15 vitórias consecutivas e 35 partidas sem derrota da Espanha ruiu na fria noite desta quarta-feira em Bloemfontein. Favorita ao título da Copa das Confederações, a equipe europeia foi surpreendida pelos Estados Unidos ao ser derrotada por 2 a 0, no Estádio Free State. Grande zebra da competição até o momento, os americanos avançam à decisão do torneio na África do Sul.

Os americanos, que já haviam surpreendido a todos ao derrotarem o Egito por 3 a 0 e avançarem às semifinais, tiveram grande atuação do goleiro Howard e dos atacantes Donovan, Dempsey e Altidore para parar a equipe sensação do mundo na atualidade.

Favorita no duelo, a equipe espanhola teve a primeira chance de perigo. Aos 2min, Cesc Fabregas cruzou da direita e a bola desviou no zagueiro. Howard deu um tapa na bola e mandou para escanteio.

Após o lance espanhol, os americanos cresceram na partida. Aos 6min, Dempsey levantou do lado direito e Davies deu uma espécie de bicicleta. A bola passou assustando o goleiro Casillas, que só olhou.

A equipe dos Estados Unidos chegou novamente no minuto seguinte. Dempsey dominou na entrada da área e soltou um chute forte. A bola passou à direita do gol, com grande perigo ao gol espanhol.

A primeira grande oportunidade da Espanha aconteceu aos 10min. Fabregas recebeu na área e tocou para Fernando Torres, na segunda trave. O atacante bateu com força e a bola passou perto do gol.

Os Estados Unidos tinham a maior posse de bola e aos poucos dominavam a partida. Melhor no jogo, os comandados de Bob Bradley abriram o placar aos 26min. Davies pegou a bola sozinho no meio campo e lançou para Altidore. O centroavante grandalhão Altidore dominou, ganhou de Capdevilla com o corpo, girou e bateu forte. Casillas não conseguiu segurar, a bola bateu na trave e entrou mansamente no fundo do gol.

A Espanha partiu para o ataque e tentou responder rapidamente. Aos 30min, Riera chutou de fora da área, a bola desviou nos zagueiros e sobrou livre para Villa dentro da área. O atacante dominou e arriscou. A bola passou rente à trave de Howard.

Os minutos finais foram marcados por um nervosismo e uma pressão espanhola. Villa perdeu a cabeça e entrou em confusão com Donovan. O árbitro fingiu que nada viu. A equipe europeia teve a última chance do primeiro tempo. Fernando Torres recebeu na esquerda, passou pelo zagueiro e chutou no canto direito. Howard salvou com os pés.

No segundo tempo, os espanhóis partiram para o ataque tentando tirar o prejuízo no marcador. Logo aos 2min, Xavi rolou a bola para Fabregas, que da entrada da área apenas ajeitou para Villa. O atacante pegou de primeira e Howard se esticou todo para colocar a bola para escanteio.

Logo em seguida, Villa recebeu lançamento na área, dominou de costas e de virada deu trabalho para outra boa defesa de Howard. A equipe espanhola dominava todas as ações da partida e aos 8min reclamou muito de um pênalti não marcado pelo árbitro Jorge Larrionda, em cima de Xavi ao receber lançamento de Fabregas.

A partida passou a ser um jogo de ataque contra defesa. Os Estados Unidos completamente recuados e os espanhóis pressionando. Foi aí que começou o show de Howard. Aos 19min, Sergio Ramos recebeu de Fabregas e o goleiro americano defendeu, colocando a bola para escanteio.

Os zagueiros Onyewu e DeMerit se defendiam como dava, tirando de carrinho os excessivos chutes dos espanhóis dentro da área. O bombardeio espanhol de nada adiantou.

Aos 28min, os Estados Unidos marcaram o segundo gol e decretaram a zebra no Free State. Donovan recebeu a bola na ala direita e bateu cruzado. Sergio Ramos vacilou ao não cortar a bola e Dempsey aproveitou para fazer o segundo gol e decretar a imprevisível vitória americana.

Agora, os americanos aguardam o confronto entre Brasil e África do Sul, nesta quinta-feira, para saber qual será o seu adversário na final.







Nenhum comentário: