quinta-feira, 18 de junho de 2009

Nova equipe pode levar prima de Buemi para a F1





Beat Reusser
de Jesus







Desde que anunciou, em fevereiro passado, o seu projeto para ingressar na Fórmula 1, a USF1 especulou que poderia levar uma mulher de volta ao cockpit da categoria. Porém, com Danica Patrick cada vez mais longe de um acordo com a equipe americana, quem pode encerrar o "jejum" na Fórmula 1 é a Campos GP, que admite conversas com a suíça Natacha Gachnang.

De forma curiosa, Gachnang é prima de um piloto que já integra o circo, o novato Sebastian Buemi, da Toro Rosso. Em 2008, ela foi a terceira colocada da Fórmula 3 Espanhola justamente a bordo de um carro da Campos, uma das novas integrantes da Fórmula 1 a partir da próxima temporada, e agora disputa a recém-criada Fórmula 2 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Por causa de seu bom relacionamento com Adrian Campos, chefe da equipe espanhola, a suíça de 21 anos deve realizar um teste nos próximos meses, segundo revelou ao jornal Marca. "Estive falando com Adrian sobre testar. É uma possibilidade. Ele crê em mim como piloto depois do tempo que passamos juntos no Campeonato da Espanha
de F-3".

Se confirmado o interesse, Gachnang deve-se juntar à lista de concorrentes de Giorgio Pantano e Lucas di Grassi, que também têm história com a Campos (na GP2). Nesta quarta-feira, o brasileiro admitiu já ter conversado com o diretor do time que estreará na Fórmula 1.


Já na hipótese de ser contratada, a prima de Buemi encerraria um período de 18 anos sem uma mulher como piloto da categoria. No total, cinco representantes do sexo feminino já guiaram carros desde 1950, sendo a última a italiana Giovanna Amati, pela Brabham.


"Seria algo histórico para mim ser a próxima mulher. Muita gente me disse que isso é impossível, porém quero provar que estão equivocados", apontou a jovem.

Enquanto a Campos pode contratar Natacha Gachnang, Danika Patrick se afasta da USF1. Ao contrário do especulado anteriormente, os americanos não devem levá-la à Fórmula 1, visto que a piloto de 27 anos parece preferir uma transferência para a Nascar após o encerramento de seu contrato na IndyCarSeries, no fim desta temporada. "Ali há um montão de opções. Correr em ovais sempre é divertido", apontou a musa.

Nenhum comentário: