sábado, 27 de junho de 2009

Rossi vence pela 100ª vez e assume a liderança isolada





Beat Reusser de Jesus






O octacampeão mundial de motovelocidade, Valentino Rossi, chegou a mais uma marca impressionante em sua carreira fantástica. O italiano conquisto no GP da Holanda da MotoGP, em Assen, neste sábado, sua 100ª vitória no mundial de motovelocidade.

O italiano só perde para outro conterrâneo em número de vitórias na carreira. Giácomo Agostini subiu 122 vezes ao topo do pódio, só que em primeiros lugares na principal categoria, atualmente chamada de MotoGP, Rossi leva vantagem, com 73 triunfos, contra 68 de Agostini.

- Quero e preciso agradecer a todo mundo que sempre me ajudou desde a minha primeira vitória, em 1996 até hoje. Minha família, meus amigos, às equipes pelas quais passei, e principalmente à Yamaha que me deu uma moto fantástica. E quero continuar lutando por mais vitórias e mais títulos – disse na entrevista coletiva após a prova.

O piloto da Yamaha largou na pole position, chegou a perder a ponta para Casey Stoner, da Ducati, mas depois que retomou o primeiro lugar não tomou conhecimento do australiano e nem de seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo, que dividiam a liderança do mundial até a etapa holandesa, e cruzou a linha de chegada com uma boa vantagem.

Agora Rossi tem 131 pontos no campeonato, contra 126 de Lorenzo, que completou a etapa em segundo lugar, e 122 do piloto da Ducati, que completou o pódio.

Para comemorar a vitória de número 100 na carreira, o italiano parou a moto e, com a ajuda de alguns fãs que sempre o auxiliam em suas comemorações, abriu uma faixa de lona com fotos de todas os seus triunfos.

Nas 125cc, o espanhol Sérgio Gadea foi o vencedor da etapa de Assen. O japonês Hiroshi Aoyama venceu a corrida na categoria 250cc.

A próxima prova do Campeonato Mundial de Motovelocidade acontece já no próximo fim de semana, no circuito americano de Laguna Seca.







Nenhum comentário: