domingo, 14 de junho de 2009

Copa das Confederações 2009





Beat Reusser
de Jesus









África do Sul e Iraque empatam na estréia

Não foi a estréia que os sul-africanos queriam. Contra o Iraque, a seleção da casa não conseguiu sair do 0 a 0 na primeira rodada da Copa das Confederações, neste domingo, no estádio Ellis Park. No final do jogo, os mesmos corneteiros que apoiaram muito com a bola rolando sopraram com um certo ar de insatisfação.

No Ellis Park, sul-africanos e iraquianos demonstram toda sua fragilidade e fizeram um jogo de pouca técnica e sem grandes oportunidades de gol. No fim das contas, o resultado sem gols acabou sendo o mais justo.

Na primeira etapa, apenas duas chances razoáveis de gol foram criadas. Aos 9min, Bernard Parker chutou da entrada da área e o goleiro iraquiano Mohammed Kassid defendeu sem problemas. Dois minutos depois, o Iraque é que chegou no ataque. Após boa troca de passes, MacBeth Sibaya recebeu pela direita e bateu cruzado. Mohammed Kassid, arqueiro sul-africano, espalmou para escanteio.

Depois do intervalo, a África do Sul ampliou o controle que tinha da partida e foi a seleção que chegou mais perto de abrir o marcador, especialmente na reta final do jogo. Aos 33min, Katlego Mashego foi lançado por trás da zaga, invadiu a área e tocou na saída do goleiro, que salvou o Iraque.

No minuto seguinte, Parker driblou um adversário e bateu forte da grande área - Kassid manteve o Iraque com o empate.

Aos 37min, o lance mais incrível da partida: Teko Modise cruzou da esquerda, Mohammed Kassid saiu errado do gol e Katlego Mashego cabeceou para o gol. A bola bateu no próprio Bernard Parker, que praticamente salvou um gol a favor de sua seleção.

Na próxima rodada, quarta-feira, os Bafana Bafana vão enfrentar a Nova Zelândia, enquanto o Iraque terá a Espanha pela frente. Apenas os dois classificados de cada grupo avançam para a fase semifinal do torneio que serve como teste da estrutura para a Copa do Mundo de 2010.


Espanha atropela e faz 5 na Nova Zelândia

Sem perder há 32 jogos, atual campeã européia e líder e 100% em seu grupo nas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010, a Espanha estreou neste domingo na Copa das Confederações, em Rustenburgo, contra a Nova Zelândia, e goleou os campeões da Oceania por 5 a 0, sem qualquer dificuldade, com três gols do artilheiro Fernando Torres. Fábregas e David Villa completaram o massacre espanhol na África do Sul.

Em campo, a Espanha confirmou o favoritismo diante de um adversário que disputou duas vezes a Copa das Confederações e não ganhou ou empatou nenhuma partida. Estreantes, os espanhóis abriram o placar logo aos 5min do primeiro tempo, com Fernando Torres, que recebeu a bola na entrada da área e acertou o ângulo.

Com mais três gols no primeiro tempo, marcados por Fernando Torres (14min e 16min) e Fábregas (24min), a Espanha não só garantiu a vitória sobre a Nova Zelândia, como também deu a impressão de que estabeleceria a maior goleada da história da Copa das Confederações, ultrapassando os 8 a 2 do Brasil sobre a Arábia Saudita, na semifinal de 1999, no México.

O ímpeto espanhol no restante do primeiro tempo e na segunda etapa, porém, não foi o mesmo do início do jogo. Mesmo assim, o time europeu ainda chegou ao seu quinto gol no confronto, com David Villa, aproveitando uma falha do zagueiro Andy Boyens, que furou feio e deixou a bola de graça para o camisa 7 arrematar.







Nenhum comentário: