sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fota anuncia "racha" e abandona a F-1 em 2010





AUGUSTO JUNIOR
Equipes recusam as novas propostas de Mosley e criarão próprio campeonato


Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso revelaram a retirada de suas inscrições para a temporada 2010 da F-1, oficializando o "racha" que se desenhava desde o início deste ano.

Confira o comunicado na íntegra:

"Desde a formação da Fota no último mês de setembro, as equipes têm trabalhado juntas e procuraram envolver o detentor dos direitos comerciais da FIA para desenvolver e melhorar o esporte.

As equipes não podem continuar seu compromisso diante dos valores fundamentais do esporte e se recusam a alterar a condição original de suas inscrições para o Campeonato Mundial de 2010.

A crise financeira mundial sem precedentes inevitavelmente trouxe grandes desafios para a comunidade da F-1. A Fota está orgulhosa de ter atingido as mais importantes medidas para reduzir os custos na história do nosso esporte.

Em particular, as fabricantes têm prestado assistência aos times independentes, alguns dos quais, provavelmente, não estariam no esporte hoje sem as iniciativas da Fota. As equipes têm ainda um acordo para reduzir de forma substancial e voluntária os custos, para assegurar a sustentabilidade no futuro.

Na sequência destes esforços, todas as equipes confirmaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais que estariam dispostas a se comprometer até o final de 2012.

A FIA e o detentor dos direitos comerciais fizeram uma campanha para dividir a Fota.

Os desejos da maioria das equipes foram ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares das equipes foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais, desde 2006. Apesar disto e da intransigência da FIA, a Fota realmente procurou um compromisso.

Ficou claro, assim, que as equipes não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais do esporte, e declinaram de alterar suas inscrições condicionais para o Campeonato Mundial de 2010.

Estas equipes, portanto, não têm outra alternativa a não ser partir para a preparação de um novo campeonato, que reflete os valores de seus participantes e parceiros.

Esta nova categoria terá um governo transparente, um conjunto de regulamentos e ouvirá os desejos dos fãs, incluindo a oferta de preços mais baixos para os espectadores em todo o mundo, bem como novos parceiros e acionistas.

Os principais pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e as empresas tradicionalmente associadas ao nível mais elevado do automobilismo estarão nesta nova categoria."

Nenhum comentário: