domingo, 5 de julho de 2009

Brasileirão 2009 - Série A, 9ª Rodada





Beat Reusser
de Jesus









Botafogo impõe respeito e segura o líder Atlético-MG

Diante de mais de 40 mil torcedores, o Atlético-MG decepcionou e perdeu a chance de consolidar a liderança do Campeonato Brasileiro com uma vitória sobre o lanterna Botafogo. No entanto, a equipe mineira jogou mal e apenas empatou por 1 a 1 com o time carioca. Já é a segunda partida sem vitória do time, que havia perdido para o Barueri na rodada passada.

O Atlético começou correspondendo às expectativas do torcedor. Pressionando muito e aproveitando a má fase do Botafogo, o time treinado por Celso Roth exerceu amplo domínio no primeiro tempo, principalmente pelas laterais. Foi com uma jogada desse tipo que a equipe abriu o placar. Aos 15min, Carlos Alberto avançou pela direita e cruzou na cabeça de Éder Luís, que cabeceou e tirou do alcance de Castillo.

Na base da bola parada, o Botafogo tentava algum tipo de reação. Apenas as faltas cobradas por Juninho levavam perigo. Na primeira delas, Aranha teve de se esticar para fazer boa defesa. Na segunda, não teve jeito. Aos 22min, o zagueiro do Botafogo cobrou com força e acertou o canto direito, sem chances para Aranha.

Com a torcida impaciente, o Atlético passou a ficar nervoso em campo e criou poucas chances efetivas. A melhor foi no finalzinho, aos 47min. Diego Tardelli avançou pela linha de fundo e, mesmo sem ângulo, exigiu grande defesa de Castillo. Na sequência, o time ainda tentou um gol na bola aérea, sem sucesso, para decepção da torcida atleticana.


Coritiba desbanca o São Paulo

O Coritiba voltou a reagir no Campeonato Brasileiro. E em grande estilo. Na tarde deste domingo, na capital paranaense, a equipe do Coxa venceu o tricampeão brasileiro São Paulo, que está longe de ser o mesmo que conquistou tal feito nas última três temporadas, por 2 a 0 e deixou a zona do rebaixamento. Região, aliás, que parece estar de braços abertos esperando o clube do Morumbi.

Em um início de jogo equilibrado, o Coritiba contou com a individualidade um de seus atacantes, no caso Marcos Aurélio, para abrir o placar. Aos 19min do primeiro tempo, o camisa 20 se livrou de Zé Luiz pela esquerda, deixou André Dias no chão com um drible e chutou forte para fazer 1 a 0.

Com dificuldades para criar suas jogadas e Marlos bastante vaiado pela torcida que até pouco tempo torcia por seu futebol, o São Paulo sofreu o segundo gol na partida logo aos 2min da etapa final, quando Ariel recebeu a bola na área, tirou André Dias da jogada e finalizou no ângulo de Denis.


Goiás vence reservas do Cruzeiro

O Goiás aproveitou que o Cruzeiro está com a cabeça na final da Taça Libertadores da América – contra o Estudiantes (ARG) – e ganhou fácil por 1 a 0, neste domingo, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Com um gol de Felipe, artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, o Alviverde nem teve muito trabalho para construir a vitória.

Com a vitória, o Goiás foi a 14 pontos e se igualou a Flamengo e Barueri, que jogaram no último sábado. Já o Cruzeiro, com o pensamento voltado para o jogo contra o Estudiantes, quarta-feira, na Argentina, parou nos dez e segue próximo da zona de rebaixamento para a Série B do ano que vem.

No gramado, os reservas do Cruzeiro adotaram uma postura bastante defensiva e arriscaram pouco até nos contra-ataques. A estratégia daria certo se Felipe, de falta, não balançasse a rede de Andrey aos 19min do primeiro tempo, definindo o jogo.


Com três gols em 9 minutos, Grêmio goleia o Atlético-PR

Tricolor gaúcho, que não vencia há seis jogos, faz 4 a 1 com gols da dupla argentina Maxi López e Herrera. Furacão volta à zona de rebaixamento.

O Grêmio precisou de apenas quatro minutos para abrir o placar. Fábio Santos recebeu bom passe na ponta esquerda e tocou para Maxi López, que bateu de primeira para o gol. Dois minutos depois, os dois gremistas participaram novamente de um lance de gol. Fábio Santos cruzou e o argentino cabeceou dentro da área. A defesa do Atlético-PR falhou nos dois lances.

A equipe da casa seguiu arrasadora e, aos 13min, fez seu terceiro gol. Herrera recebeu bola na entrada da área, passou pela marcação e bateu na saída de Vinícius. A resposta dos paranaenses veio aos 21min, quando Rafael Moura aproveitou sobra na área e descontou.

O jogo voltou truncado do intervalo, com as duas equipes marcando bastante no meio de campo. O Atlético-PR tentou uma pressão nos primeiros minutos, enquanto o Grêmio chegou bem aos 16min, com jogada individual de Maxi López que foi travada por Antônio Carlos.

Com o Atlético-PR melhor, o Grêmio passou a atuar no contra-ataque. A equipe da casa só melhorou depois da entrada de Joílson, que fez com que os gaúchos passassem a jogar em um 3-5-2. Maxi López ensaiou o quarto gol aos 34min, quando acertou o travessão. O último gol saiu aos 40min, em jogada argentina. López cruzou, Tcheco furou e Herrera completou para o fundo das redes do Atlético-PR.







Nenhum comentário: