sábado, 4 de julho de 2009

Finlândia tira invencibilidade do Brasil na Liga Mundial




Beat Reusser
de Jesus







No dia anterior, a Finlândia parecia inofensiva. Mas, após a derrota por 3 sets a 0, os donos da casa entraram em quadra neste sábado dispostos a garantir uma vitória histórica sobre o Brasil na Liga Mundial. Com uma virada impressionante, a equipe comandada por Mauro Berruto tirou a invencibilidade dos brasileiros na competição por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 23/25, 25/22, 25/22 e 17/15, em Tampare, na Finlândia. Em 12 confrontos entre os dois países, esta foi a primeira vez que o Brasil saiu derrotado.

Apesar da derrota, a seleção brasileira lidera o grupo D da Liga Mundial com 20 pontos, enquanto os finlandeses alcançam 11 pontos.

Depois de atropelar a Finlândia por sets diretos no dia anterior, o Brasil voltou à quadra em Tampere e repetiu alguns dos erros que já haviam sido mostrados em 19 de junho, quando os escandinavos também haviam forçado um tie-break no primeiro encontro realizado em Brasília.

Diferentemente daquela partida disputada no ginásio Nilson Nelson, desta vez os finlandeses sobressaíram também no momento de definição. Animados com os triunfos nos terceiro e quartos sets, eles mantiveram a quinta parcial equilibrada até o 19º ponto, quando um grande saque de Matti Oivanen explodiu no peito de Murilo, que não teve resposta.

Com isso, os mandantes abriram 11/9 e depois 13/10. Sem desistir, os visitantes voltaram ao jogo com um belo serviço de Giba e dois bloqueios de Leandro Vissotto, mas desperdiçaram um match-point após um ataque errado de seu capitão e pagaram caro por isso.






Nenhum comentário: