domingo, 7 de junho de 2009

Brasileirão 2009 - Série A, 5ª Rodada





Beat Reusser
de Jesus









Palmeiras bate Vitória no fim

Jogando no Palestra Itália, o Palmeiras bateu o Vitória por 2 a 1 de virada e encerrou seu jejum de vitórias. O time paulista ficou cinco jogos sem vencer. Marcos teve grande atuação e impediu o segundo gol dos baianos.

O Palmeiras começou melhor a partida, mas tinha dificuldade de entrar na área do Vitória. A marcação do time visitante impedia os atacantes palmeirenses de avançar. Os paulistas levavam mais perigo com a bola alçada na área. Aos 3min, Cleiton Xavier cobrou falta na intermediária e a bola passou por cima de Diego Souza.

A primeira chance ofensiva do Vitória saiu aos 21min, quando Apodi chutou da intermediária e a bola passou à esquerda do gol de Marcos. A equipe visitante seguiu bem e, aos 22min, Adriano recebeu bola na área, mas demorou para chutar e foi desarmado.

O Vitória cresceu no jogo e tomou o controle da bola. As principais jogadas saíam pelo lado esquerdo da defesa palmeirense, onde Apodi levava perigo aproveitando a fragilidade de Jefferson. A melhor chance de gol dos baianos foi com Roger, que cabeceou após cruzamento pela direita e exigiu linda defesa de Marcos aos 40min. No lance, a bola pareceu ter entrado no gol, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

O Palmeiras voltou desligado do intervalo e o Vitória abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Leandro Domingues chutou da intermediária e Marcos espalmou. Apodi aproveitou o rebote e chutou em um gol vazio. O time da casa teve chance de empatar aos 5min, quando Cleiton Xavier cruzou bola pela esquerda e deixou Keirrison na cara do gol, porém o atacante desviou mal e bateu para fora.

A pressão palmeirense finalmente resultou em gol aos 20min. Cleiton Xavier passou para Ortigoza, que aproveitou a desatenção da defesa do Vitória e tocou na saída de Viáfara para abrir o placar. Os baianos tiveram boa oportunidade de fazer o segundo gol aos 22min em contra-ataque, mas Marcos saiu do gol e chegou na marcação de Roger como se fosse um zagueiro.

Os visitantes ficaram perto a vitória nos contra-ataques. Aos 39min, Roger saiu na cara do gol e Marcos apareceu bem novamente. Três minutos depois, Leandro Domingues fez boa jogada, mas Maurício Ramos desarmou o meia do visitante.

O jogo parecia seguir parao empate, mas, aos 46min, Maurício Ramos subiu bem e desviou cruzamento de Cleiton Xavier. O Vitória tentou o gol de empate nos instantes finais, mas parou na marcação palmeirense.


Com 4 gols em 9 minutos, Sport vira e vence Flamengo

O início de partida dava a idéia de que o Flamengo venceria sem problemas na Ilha do Retiro, neste domingo, em confronto pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma reação fulminante e quatro gols em nove minutos, porém, o Sport frustrou a tarde flamenguista em Recife, fechando a vitória por 4 a 2 na estréia de Emerson Leão.

Com a bola rolando, as emoções se concentraram especialmente na primeira etapa. Já aos 5min, Adriano deixou de calcanhar, Léo Moura passou e Emerson concluiu. Em ótimo ritmo e com uma defesa do Sport muito desatenta, o Fla dobrou aos 9min: Juan recebeu passe no escanteio e carregou a bola livre de marcação, passando a bola para o mesmo Emerson, que driblou e fez o segundo.

Melhor na partida, o Flamengo controlava bem a partida, mas sofreu um apagão defensivo que custou caro. Aos 25min, Fumagalli cobrou falta lateral, Bruno saiu mal do gol e Durval apareceu para escorar de cabeça e diminuir.

Mal deu tempo de o Flamengo acordar e o Sport já igualou, aos 27min. A bola veio da esquerda e Ronaldo Angelim deixou passar, facilitando a conclusão de Weldon. Aos 30min, o mesmo Weldon virou, se aproveitando de cruzamento de Fumagalli e escorada de Juliano. O terceiro de Weldon veio aos 34min depois boa jogada de Ciro, fazendo o quarto dos pernambucanos em nove minutos.

Depois do intervalo, Cuca promoveu a troca de Éverton no lugar de Toró e o Flamengo ainda conseguiu criar boas oportunidades, especialmente na segunda etapa. Magrão, que vestia a camisa 200 por completar duas centenas de jogos à frente do Sport, porém, se mostrou intransponível, realizando pelo menos três grandes intervenções.


São Paulo pára em Martini e empata com Avaí

O São Paulo foi até Florianópolis para enfrentar o Avaí, neste domingo, na Ressacada, mas ficou no empate por 0 a 0 com o time catarinense graças ao goleiro Eduardo Martini, que atuou como uma verdadeira "parede" casa e garantiu o placar sem gols da partida, válida pela quinta rodada do Brasileiro.

O primeiro tempo começou com o São Paulo dominando as ações do jogo. O Avaí, porém, equilibrou o confronto depois dos dez minutos iniciais, chegou a levar uma bola na trave de Zé Luís, mas foi quem mais criou chances de gol na etapa inicial, apesar de não ter balançado a rede do jovem goleiro Denis.

No segundo tempo, o Avaí manteve-se melhor em campo até que Washington e Júlio César deixaram o gramado para as entradas de Dagoberto e Jorge Wagner. Com as alterações, o São Paulo passou a arriscar mais no campo de ataque, mas parou na boa atuação do goleiro Eduardo Martini na etapa final.




Nenhum comentário: