Carlos Augusto
Os difusores duplos causaram muita controvérsia na F1 ainda na pré-temporada do ano passado. Na ocasião, a Brawn, então estreante, surpreendeu a todos com uma ótima performance nos testes, levantando suspeitas de que teria alguma irregularidade no carro. Logo se viu que a diferença era uma peça montada na parte de trás do carro que ajudava a canalizar o ar que passava por baixo de forma mais rápida. Williams e Toyota também usavam o mesmo aparato aerodinâmico.
Portanto, a primeira grande polêmica da temporada de 2009 na F1 voltou à tona nesta quinta-feira (7). As equipes querem banir os difusores duplos para o Mundial de 2011 numa tentativa de reduzir a pressão aerodinâmica e a velocidade dos carros. Fontes ligadas à categoria afirmaram à publicação inglesa que a proposta já foi levada a diante, o que pode provocar mais uma mudança no regulamento da F1 antes mesmo do início deste campeonato.
Embora exista um movimento por parte dos times para proibir a peça a partir do próximo campeonato, a verdade é que nem todas as escuderias que compõem o grid são a favor da mudança. A alegação é que uma alteração como essas significaria redesenhar todo o projeto da parte de trás dos carros, incluindo o câmbio e a suspensão traseira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário