segunda-feira, 1 de junho de 2009

Federer vira diante de freguês e está nas quartas






Beat Reusser
de Jesus








Roger Federer segue firme em busca do título de Roland Garros. Nesta manhã de segunda-feira, o suíço, atual número dois do mundo, superou o alemão Tommy Haas por 3 sets a 2, de virada, e alcançou às quartas-de-final do segundo Grand Slam do ano.
Federer precisou de três horas e 27 minutos de bola em jogo para vencer o rival com parciais de 6/7 (4-7), 5/7, 6/4, 6/0 e 6/2, na quadra Philippe Chatrier, em Paris.

O alemão é um dos grandes "fregueses" de Federer no circuito: contando com o jogo desta segunda, são oito derrotas nos últimos oito confrontos entre eles, em um jejum que começou no Aberto da Austrália 2002, ocasião em que o suíço sequer era top 10 - em Wimbledon 2007 e no Masters de Indian Wells 2008, Haas também cedeu dois êxitos por W.O. ao adversário.
Até a segunda metade do terceiro set, tudo caminhava para a eliminação de Federer, que seguiria os passos de outros dois favoritos: Rafael Nadal e Novak Djokovic, despachados na mesma quarta rodada no final de semana.

Porém, no nono game da etapa, o até então apático Federer passou a vibrar efusivamente a cada ponto. Deu resultado: ele quebrou o saque de Haas, que, abalado, perdeu a parcial já no game seguinte.

O público presente à quadra central se levantou e Federer ganhou a motivação que não havia apresentado até então. Resultado: diante de um rival cabisbaixo e que passou a sacar mal, o ex-número um do mundo foi praticamente perfeito e ganhou os seis games seguintes, aplicando o chamado "pneu" (6/0).

No set decisivo, as ações se equilibraram novamente até que Federer quebrou o saque de Haas no quinto game: 3 a 2. O feito se repetiu dois games depois. Fechar o jogo, porém, não foi fácil: o alemão reagiu e, com a corda no pescoço, ainda conseguiu um break point, mas Federer venceu em um erro do rival, em seu segundo match point.

Agora, na luta por um lugar na semifinal, Federer vai enfrentar aquele que passar pelo confronto entre Andy Roddick e Gael Monfils. O suíço é o único sobrevivente na edição 2009 de Roland Garros que já chegou à decisão do torneio anteriormente. O Grand Slam francês é o único deste nível que Federer ainda não possui em seu vitorioso currículo.





Nenhum comentário: