domingo, 26 de abril de 2009

2º Etapa do Trofeu Brasil de Triathlon







João Paulo Garcia


Ohata e Carvalho vencem segunda etapa do Troféu BR de Triathlon



São Paulo recebeu na manhã desse domingo (26) a segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon.





A prova foi realizada na Cidade Universitária e a vitória ficou com Fábio Carvalho e Mariana Ohata.Na disputa masculina, Fábio teve que correr atrás do primeiro lugar. “Eu não nadei como eu esperava. Sai 30 segundo depois que o primeiro grupo da natação. Tive que fazer uma forcinha a mais para busca-los na bike”, conta.




Depois de buscar a liderança na bike, Fábio confessou que não teve como diminuir o ritmo na corrida porque Juraci Moreira estava logo atrás. “Essa prova teve um ritmo bem puxado. Tanto que a diferença minha e do Juraci para o terceiro colocado foi bem grande”, completa. Juraci Moreira ficou com o segundo lugar seguido por Santiago Ascenço.




Já entre as mulheres Mariana Ohata liderou a competição de ponta a ponta. Sua principal adversária e favorita da prova, Carla Moreno, parou durante a etapa de ciclismo. Sem muitas dificuldades Ohata completou a competição em primeiro lugar.“Não foi uma prova fácil porque venho de uma gripe. Fiquei dois dias de cama, mas vim na missão de cumprir a prova e manter o ritmo de treino porque meu foco principal é o Ironman daqui um mês”, conta Mariana.O segundo lugar feminino foi para Vanessa Gianinni e a terceira posição ficou com Fernanda Garcia. Militares - A segunda etapa do Troféu Brasil foi um pouco diferente das demais. Isso porque, a prova serviu como seletiva para a formação de uma equipe de triathlon dos militares.

De acordo com o Comandante Serrano, em 2011 acontece no Rio de Janeiro os Jogos Mundiais de Militares e o Brasil já se prepara para o evento. “Nesses jogos teremos 20 modalidades esportivas e uma delas será o triathlon. A gente aproveitou essa etapa do Troféu Brasil para fazer a seletiva para montar a equipe brasileira”, explica.Ao todo foram selecionadas oito pessoas, quatro homens e quatro mulheres.


O primeiro que completou a prova foi Jéferson Machado, com a décima sétima posição no geral. Porém, segundo o Comandante Serrano, essa equipe não será necessariamente a mesmo de 2011. “Essa equipe vai ser a inicial.

Até 2011 se aparecer algum atleta de grande valor a gente vai aproveitar”.Amadores - Tanto a elite quanto os militares percorreram 1,5km de natação, 40km de bike e 10km de corrida. Mas alguns atletas fizeram a metade do percurso na categoria short distance, o que também não deixou de ser um grande desafio.O grande exemplo entre os amadores foi o de Lucas Santana.
O menino de 14 anos, de Santa Catarina, teve os dois pneus de sua bicicleta furados. Mas ao invés de abandonar a prova, ele continuou até o final. “No quilômetro quatro estourou meus dois pneus. Todo mundo passava por mim e falava para eu parar. Mas eu fiz os restantes 16 quilômetros de ciclismo levando a bike na mão. Depois ainda corri os cinco quilômetros finais”, conta.“Acho que terminei a prova em umas 3h30. Mas valeu completar. Eu vim de Santa Catarina até aqui só para fazer essa prova. Acho que não é porque furou um pneu que eu vou deixar arruinar a minha prova. E isso me fez terminar”, completa.


A terceira etapa do Troféu Brasil de Triathlon será em agosto novamente na Cidade Universitária, em São Paulo.

Nenhum comentário: