domingo, 19 de abril de 2009

Nadal bate Djokovic, conquista penta e iguala Federer






Beat Reusser de Jesus







Rafael Nadal conquistou o pentacampeonato do Masters Series de Monte Carlo na manhã deste domingo. Na decisão, o número 1 do mundo enfrentou o sérvio Novak Djokovic, atual terceiro colocado no ranking da ATP. Com o título, o tenista espanhol ainda igualou o suíço Roger Federer.

Nadal chegou a vacilar no segundo set, mas assegurou o triunfo na decisão sem grandes sobressaltos. O tenista espanhol venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/1. Para vencer o duelo disputado no Principado de Mônaco, o líder do ranking mundial precisou de duas horas e 43 minutos.

Em Monte Carlo, Rafael Nadal conquistou seu 14º título de Masters. Desta forma, ele igualou o rival Roger Federer, que conta com o mesmo número de troféus deste nível. Em toda sua carreira, o tenista espanhol de apenas 22 anos já soma 34 taças.

Com o triunfo sobre o tenista sérvio em Mônaco, Nadal amplia ainda mais sua vantagem sobre o adversário no confronto direto. Em 16 encontros, o espanhol tem apenas quatro derrotas. A última vitória de Djokovic foi no Masters Series de Cincinnati, em 2008.

No primeiro set do confronto, Nadal teve 69% de aproveitamento no primeiro serviço e converteu 13 dos 18 pontos depois de encaixar o saque inicial. Mais agressivo, o espanhol criou sete oportunidades para quebrar o saque do rival e fechou a parcial ao aproveitar quatro delas.

No segundo set, no entanto, Djokovic reagiu. Ele cravou três aces e teve índice de 75% de acerto no primeiro serviço. O sérvio ganhou 76% dos pontos depois de encaixar o saque inicial, aproveitou os dois break-points que criou e se defendeu com sucesso nas três ocasiões em que teve o serviço ameaçado.

Na última parcial, Nadal retomou o controle da partida. Além de acertar dois aces, ele viu Djokovic cometer três duplas faltas. O sérvio caiu de rendimento e aproveitou apenas 45% dos pontos depois de acertar o primeiro serviço. Com três quebras, o número 1 garantiu o triunfo.






Nenhum comentário: