quarta-feira, 22 de abril de 2009

Lola admite voltar à F1 no ano que vem





Beat Reusser de Jesus







O fabricante de carros de corrida Lola poderá retornar à Fórmula 1 em 2010, segundo Martin Birrane, chefe executivo da empresa. O motivo é o pacotão anticrise da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que prevê a redução dos orçamentos a até 30 milhões de libras (cerca de R$ 96 milhões) para a próxima temporada.

"O anúncio de que os times podem optar por um regime financeira responsável resultou no fato de que vamos avaliar a oportunidade de desenvolver um carro para competir no Mundial. Construir carros de excelência mundial e oferecer soluções de qualidade sob um regime controlado faz parte do DNA da Lola", disse Birrane.

A Lola está fora da F1 desde 1997, quando protagonizou um fracasso retumbante ao abandonar o campeonato depois de apenas duas corridas após perder o patrocínio de uma empresa de cartões de crédito e ver seus carros serem dez segundos por volta mais lentos do que os ponteiros.

O primeiro ano em que a Lola participou de uma temporada de Fórmula 1 foi em 1962 com a equipe Yeoman Racing Team, quando conquistou duas vitórias com John Surtees, mas deixou a categoria no ano seguinte. O período mais longo que a fábrica inglesa esteve presente no Campeonato Mundial foi entre os anos de 1985 e 1991, fornecendo chassis para as equipes Haas e Larousse. Em 1993 voltou para a Fórmula 1 fabricando os carros da Scuderia Italia.

Mesmo fora da Fórmula 1, a Lola seguiu com participação vigorosa em outras categorias do automobilismo.

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