sábado, 25 de abril de 2009

Toyota "voa" e faz a dobradinha no GP do Bahrein






Beat Reusser de Jesus






A Toyota sobrou na parte final do treino que definiu o grid de largada para o GP do Bahrein e, neste sábado, colocou os seus dois carros na primeira fila. Com o tempo de 1min33s431, o italiano Jarno Trulli garantiu a pole position na quarta corrida da temporada 2009 de Fórmula 1. O segundo lugar ficou com o alemão Timo Glock.

Há quatro anos a Fórmula 1 não via uma Toyota garantir a pole position. Longe do lugar desde 2005, quando atingiu os feitos nos Estados Unidos (com o próprio italiano) e no Japão (com Ralf Schumacher), a escuderia voltou a mostrar força na temporada.

Dominante durante todo o fim de semana do Grande Prêmio da China, Sebastian Vettel vinha mantendo o ritmo também no Bahrein. Assim, o alemão liderou todas as sessões do treino classificatório até garantir a terceira posição, a seis décimos de segundo do pole position.

Na briga interna da Brawn GP, Jenson Button novamente levou a melhor sobre Rubens Barrichello, garantindo a quarta colocação, duas à frente do brasileiro. Entre eles apareceu a McLaren de Lewis Hamilton, com rendimento bem superior a Heikki Kovalainen, apenas o 11º colocado.

Após reagir no treino livre deste sábado, a Ferrari levou seus dois carros ao Q3 (fase final do treino classificatório), mas também não fez muito mais do que isso. Com 1min33s627, Felipe Massa largará em oitavo, dois lugares à frente de Kimi Raikkonen.

Após ter bom rendimento tanto no terceiro treino livre quanto no Q1, nos quais superou Alonso, Nelsinho Piquet decepcionou e ficou apenas em 15º. Na prática, o brasileiro cometeu um erro quando tentava avançar à Super Pole, argumentando depois que acabou "arriscando demais".

Apesar do grande rendimento de Vettel, a Red Bull não deixou de colecionar uma decepção neste sábado. Ela veio com Mark Webber, que foi atrapalhado por Adrian Sutil em sua volta lançada e não resistiu ao primeiro corte do qualifying, ficando apenas na 19ª posição.

O alemão Adrian Sutil, da Force India, foi punido com a perda de três posições no grid de largada do GP do Bahrein, após ter atrapalhado o australiano Mark Webber, da Red Bull.

Com a punição, Sutil começa a prova em Sakhir da 19ª posição. Webber ganhou um posto — assim como Sébastien Buemi e Giancarlo Fisichella — e larga do 18º lugar.















Nenhum comentário: