sábado, 18 de abril de 2009

Vettel encerra domínio de Button e faz a pole na China






Beat Reusser de Jesus









·Circuito: Xangai
·Local: China
·Primeiro GP de F1: 26/9/2004
·Capacidade: 200 mil pessoas
·Distância de volta: 5,451 km
·Voltas: 56 (305,066 Km)
·Curvas: 16
·Velocidade máxima: 320 km/h



Depois de fazer duas poles consecutivas e vencer as etapas da Austrália e Malásia deste início de temporada da Fórmula 1, o inglês Jenson Button e a sensação Brawn GP tiveram a sua hegemonia quebrada na madrugada deste sábado, quando Sebastian Vettel roubou a cena e garantiu a pole position para o Grande Prêmio da China, que será disputado na madrugada deste domingo, em Xangai. O alemão da Red Bull deixou para trás os principais favoritos ao posto ao cravar 1min36s184 na melhor volta da classificatória final.

O sucesso da escuderia também pode ser comemorado por quebrar o domínio das equipes que possuem o difusor de dois andares, instrumento que tem gerado grande polêmica nos bastidores da categoria e motivou protesto de equipes que se sentiram prejudicadas com a entrada da peça na Fórmula 1. Aos 21 anos, o piloto natural de Heppenheim fatura a segunda pole de sua carreira e a primeira da equipe Red Bull.

Outra surpresa do grid é a presença de Fernando Alonso na segunda colocação. Apostando em um difusor provisório desenvolvido pela Renault, o espanhol fez o tempo de 1min36s381 e ficou à frente de outra "zebra", que também aprontou e sustentou a terceira posição, justamente à frente dos dois veículos do time de Ross Brawn. Confirmando o bom rendimento da Red Bull, o australiano Mark Webber, que fez 1min36s446.

Se não conseguiu largar na frente e se viu superado nos últimos segundos da atividade no traçado chinês, Rubens Barrichello pelo menos pôde comemorar a vitória pessoal contra o adversário de equipe e o principal nome a ser batido neste início de campeonato: o líder Jenson Button. Com o tempo de 1min36s493, o brasileiro garantiu um lugar na segunda fila e deixou o inglês uma posição atrás.

Mais veloz na última sessão de treinos livres, realizada também na madrugada deste sábado, o alemão Nico Rosberg (Williams) sairá do sétimo posto, dois à frente do inglês Lewis Hamilton, que também estréia um difusor provisório da McLaren e já dá sinais de evolução. Já outros brasileiros que foram à pista chinesa na classificatória não tiveram bom desempenho e largam na parte de trás. Eliminado na Q2 (segunda classificação), Felipe Massa ficou fora do top 10 pela segunda vez consecutiva e sai do 13º lugar. Já Nelsinho Piquet caiu ainda na primeira etapa e é o dono do 17º melhor tempo.

No entanto, os últimos colocados foram beneficiados com a punição aplicada a Timo Glock, da Toyota. Assim como ocorreu com Barrichello no Grande Prêmio da Malásia, o alemão perdeu cinco posiçoes no grid de largada por ter trocado o câmbio, motivo pelo qual não participou da última sessão de treinos livres.





















Nenhum comentário: