Beat Reusser de Jesus
A forte chuva que caiu no circuito de Sepang provocou o encerramento do GP da Malásia depois de apenas 33 voltas neste domingo. A bandeira vermelha foi mostrada quando o inglês Jenson Button liderava a prova e, depois de aproximadamente 50 minutos de indefinição, os organizadores confirmaram o piloto da Brawn GP como vencedor.
Completam o pódio Nick Heidfeld, da BMW, e Timo Glock, da Toyota. Rubens Barrichello, da Brawn GP, ficou em quinto. Felipe Massa foi o nono e não pontuou, assim como Nelsinho Piquet, 13º com a Renault.
Além do problema da aquaplanagem, o início da noite não deu mais condições de visibilidade para os pilotos, obrigando o encerramento da disputa sem a tradicional bandeira quadriculada.
Chegou-se a cogitar uma relargada, mas a ideia não foi para frente. Escolheu-se a última volta antes da bandeira vermelha como o ponto de encerramento, ou seja, a 31ª.
Antes, o que os fãs da categoria viram foi os pilotos fora dos carros, alguns inclusive com galochas. Outros, caso de Kimi Raikkonen, optaram por recolher seu bólido à garagem, enquanto raios fortíssimos caiam na região.
Curiosamente, Button não leva dez pontos, mas apenas cinco. Isso porque as regras da Fórmula 1 determinam a necessidade de que pelos menos 75% das voltas programadas fossem completadas para que a pontuação conte integralmente. Isso, na Malásia, significaria 42 passagens. Assim, Button chegou aos 15 pontos na temporada. Rubinho é o vice-líder com 10. Trulli tem 8,5 e Glock 8.
Antes do paralisação, a prova foi marcada por um festival de pit stops, sem que ninguém tivesse idéia do que fazer em termos de estratégia. Apesar de as nuvens negras já estarem presentes no autódromo antes da largada - no início da tarde local, a chuva provocou a paralisação da prova da GP2 Ásia, preliminar da Fórmula 1 -, a pista só começou a molhar na volta 18.
Raikkonen foi o primeiro a colocar pneus de chuva, mas ela só foi mesmo cair na 22ª passagem. Neste período, a maior parte dos competidores havia optado por pneus de pista seca em sua primeira parada, tendo que voltar aos boxes. Kimi, por sua vez, também se deu mal, devido ao desgaste de andar com compostos desadequados na pista seca.
Quem se deu bem foi Timo Glock, que havia optado por pneus intermediários e pulou direto para o pódio. Pouco depois, a água começou a cair forte e, quem não conseguiu voltar para o pit para colocar pneus de chuva extrema, passou a aquaplanar e rodar na pista, forçando a paralisação na 33ª passagem.
Button fica com a "meia vitória" graças à boa estratégia da Brawn GP nos boxes. Pole da disputa, o líder do Mundial 2009 largou muito mal no circuito de Sepang, caindo da primeira para a quarta posição. Com um excelente começo, Nico Rosberg assumiu a ponta, seguido por Jarno Trulli e Fernando Alonso.
O espanhol da Renault, porém, foi superado pelo inglês ainda na primeira volta e também não demorou muito para ser ultrapassado por Rubens Barrichello. Desta vez com um bom início, o veterano brasileiro pulou do oitavo para o quinto lugar, encerrando a quarta volta já na quarta posição.
Leve, o líder Nico Rosberg foi o primeiro a parar, na volta 15. Na passagem seguinte, Glock fez o mesmo. Button então passou a pisar fundo e tornou-se o piloto mais rápido da pista, indo para os boxes apenas na 20ª volta. Desta forma, ele assumiu a liderança.
Com uma pilotagem segura, o inglês ainda contou com uma dose de sorte para nao perder a liderança nas outras três paradas que fez, quando a pista era um festival de entra e sai dos boxes aopasso que chuva apertava e optou-se para a paralisação e posterior encerramento da corrida deste domingo.
Proxima corrida: China – 19 de abril, 4h
Confira o resultado final do GP da Malásia:
Um comentário:
Eu achei uma prova muito emocionante, com bastante ultrapassagens, vimos os pilotos desdobrarem-se para não serem ultrapassados. Agora quem estragou o espetaculos foi a chuva e os manda chuvas da F-1, só visam dinheiro e mudaram o horário da prova 17h. local, com isso, além da chuva a escuridão da noite e o circuito de Sepang não é preparado para corridas noturnas, os chefões da F-1 pensem no espetaculo depois no publico, e não no publico esquecendo de fazer um bom espetaculo, assim a audiência cai. Esperava mais de Rubens Barrichello, pois, na pista o unico piloto da era Slick, muita confunsão e indecisões nas trocas dos pneus.
Valeu Baet fez uma bela materia até mais companheiro.
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